sábado, 23 de novembro de 2013

Entrega dos Prémios de Mérito - EB 2/3 de Amarante

Entrega dos Prémios de Mérito - EB 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães 
  
Entrega dos Prémios de Mérito - EB 2/3 de Amarante

A cerimónia decorreu ontem à hora prevista e ficou pautada por uma elegância, beleza, cuidado, delicadeza, pertinência e felicidade nunca por mim observada antes numa cerimónia deste tipo.
A Câmara Municipal fez-se representar pela nova vereadora Lucinda Silva Fonseca Moreira que detém os pelouros da Acção Social e Programas, Educação, Saúde e Defesa do Consumidor e que será, por certo, a continuadora e aprofundadora duma relação que se quer franca e sólida entre esta entidade e o nosso agrupamento.
Nesta cerimónia estiveram igualmente presentes o presidente do CCA, António Carlos Sousa Laranjeira Lima, mais conhecido entre nós por Professor Taí, e que ali representou uma parceria que já deu e continuará a dar frutos magníficos em termos de aprofundamento da música e da dança proporcionada a todos os alunos do nosso agrupamento que frequentam o maravilhoso ensino articulado.... porque a Escola que queremos para os nossos filhos e netos não pode ser uma Escola redutora e reduzida à Matemática, ao Português, à Química, à História e à Geografia... mas deve/tem de Ser Arte.
Esteve igualmente presente o representante dos pais e encarregados de educação, meu amigo de longuíssima data, Francisco José Miranda Macedo Coutinho, para além de todos os encarregados de educação, pais e restantes familiares e amigos de alunos ontem premiados. Claro está que a comunidade educativa também esteve representada ao mais alto nível, desde logo com a direcção em peso a dizer presente, professores de todos os ciclos, assistentes operacionais e os homenageados especiais de ontem, os Alunos.
Os discursos foram pertinentes mas breves, como é de bom tom e adequado, digo eu, para uma cerimónia onde também marcaram presença muitas crianças ainda pequenas.
Os números de dança e de música - violino, piano, viola, clarinete... espero não me estar a esquecer de nada - foram excelentemente escolhidos e interpretados por alunos que são simultaneamente nossos e do CCA.
Devo fazer referência a duas interpretações individuais que foram particularmente marcantes para mim - a muito jovem Inês Correia e o seu violino e Miguel Varejão, rapaz de múltiplos talentos, a demonstrar que tocador e instrumento musical, neste caso guitarra, podem ser Um Só!

Muitos parabéns a todos! Muitos parabéns a toda a comunidade educativa que se consegue unir e dizer presente na hora certa, no lugar certo, ontem, hoje, amanhã. Muitos parabéns a todos quanto dão o litro no seu dia-a-dia para manter a Escola Pública com a dignidade que ela nos deveria, a todos, merecer.
Por último, parabéns do tamanho do mundo extensivo a todos os alunos, muito especiais, ontem justamente destacados.

Nota 1 - Sei que há pessoas que não concordam com a instituição destes prémios, que sentem repugnância em destacar os melhores mas tal não é, definitivamente e sem qualquer margem de dúvida, o meu caso.
Do meu ponto de vista, o trigo tem de ser especialmente acarinhado... sob pena de se poder transformar em joio durante o seu crescimento, durante a sua formação... até por mimetismo... até por contágio... livra! Livra! Fartos de joio estamos nós!

Digo eu.

Nota 2 - Ainda me faltam uns destaques... mas isso terá de ficar para próximo post, sob pena desta postagem ficar extenssíssima e nem ser lida pelo meus estimados leitores.
Tenho dito.

Nota 3 - Escrita às 22:35 - Para que não restem dúvidas - Em lado algum, na minha nota 1, eu afirmo que quem não recebeu este prémio é joio.
Capice?

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.