quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Da Governança Sem Respeito Nem Dignidade


Da Governança Sem Respeito Nem Dignidade

1. Foi a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa surpreendida com uma notícia da comunicação social onde o Exmo. Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, anuncia a assinatura do protocolo com vista ao alargamento do espaço do Museu do Chiado.
2. Este alargamento é feito às custas de espaços devolutos no edifício do Convento de São Francisco, e onde se encontra a Faculdade de Belas-Artes desta Universidade.
3. Estes espaços foram há pouco tempo deixados devolutos pelo Ministério da Administração Interna (Governo Civil e PSP).
4. A Universidade de Lisboa, e a Faculdade de Belas-Artes, têm estado envolvidas nas negociações para partilha Museu+FBAUL+CML, com vista a um protocolo que se encontrava em negociação e preparação.
5. Sem mais aviso, foi a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa surpreendida com o anúncio da assinatura da cedência de espaços apenas ao Museu do Chiado.
6. Esta assinatura à revelia reveste-se de gravidade, pois consubstancia uma deslealdade entre as restantes partes interessadas.
7. O Exmo Secretário de Estado da Cultura parece ter ultrapassado o Exmo Ministro da Educação, que tutela a Universidade de Lisboa, bem como todo o histórico do processo, para além das regras de boa-fé entre os intervenientes.
Perante tais factos, o Diretor da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa solicita a anulação do protocolo em causa, e esclarecimentos a nível do Governo de Portugal.
Como forma de assinalar a indignação está encerrada a Faculdade de Belas-Artes com efeito a partir das 8h00 de 6 de fevereiro.

O Diretor da Faculdade de Belas-Artes

Professor Doutor Luís Jorge Gonçalves

INFORMAÇÃO: A FBAUL retoma as suas atividades normais de funcionamento amanhã, dia 7 de fevereiro de 2014

Surripiado aqui

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.