sexta-feira, 6 de março de 2015

Barroco - 8ºA - Visita de Estudo à Igreja de S. Domingos

   

Barroco - 8ºA - Igreja de S. Domingos e Igreja de S. Gonçalo
Fotografias de Tiago Carvalho

Barroco - 8ºA - Visita de Estudo à Igreja de S. Domingos

Hoje, logo pelas 10 horas de uma manhã luminosa e ensolarada, descemos em passo apressado da EB 2/3 de Amarante até à Igreja de S. Domingos, situada em pleno umbigo da cidade de Amarante, sobranceira ao Largo de S. Gonçalo.
Mais uma vez, tínhamos já à nossa espera a drª Cláudia Cerqueira, técnica superior que integra o staff pertencente ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso e que brilhantemente conduziu a nossa visita de estudo, primeiro no exterior deste templo de planta centralizada, de reduzidas dimensões mas muito belo, depois no interior de decoração profusa, rebuscada, complexa, exuberante. Feita a contextualização no espaço e no tempo, prosseguimos observando as características mais importantes do Barroco, a talha dourada omnipresente, o movimento constante, a curva e a contracurva, o preenchimento total, o volume...
Apreciada a arquitectura, a escultura e mesmo a pintura barroca, foi tempo de descermos à Igreja de S. Gonçalo e subirmos ao seu Coro Alto onde alguns alunos do 8ºA, Pedro Ribeiro e Ana Luísa Ramos, alunos de uma turma de Ensino Articulado de Música e de Dança, tocaram, excelentemente, professora, estamos nervosos! eheheh... duas peças barrocas, a primeira em violino, a segunda com a Raquel Esteves ao piano. E foi tempo de apreciarmos a música barroca. Belíssima. Complexa! Cheia!
E finalizámos com chave de ouro, como já manda a tradição: o Professor Paulo Silva brindou-nos, mais uma vez, com a peça de Bach intitulada "Bist Du Bei Mir". Uma verdadeira beleza! Uma emoção escutar ali a sua voz!
E depois foi tempo de registos vários, fotografias assim e assado, também de grupo, pois então!

Os meus agradecimentos, nunca serão suficientes!, a todos os intervenientes/instituições que tornaram esta aula possível! Assim, Drª Cláudia Cerqueira e Museu Amadeo de Souza-Cardoso, Professor Paulo Silva, Padre José Manuel e todo o pessoal vinculado à paróquia . Toda a gente esteve à altura da sua responsabilidade... ou ainda mais alto! Agradecimentos especiais ao Centro Cultural de Amarante, na pessoa do seu Director, Taí Laranjeira, e de todos os Professores que ensaiaram os seus alunos para a ctuação matinal.  Agradecida a todos pela pronta colaboração!

Continuaremos, sempre que possível, neste registo. E isto porque a História não se quer um mono... não é assim?

Nota - As fotografias que hoje publico são todas da autoria do Tiago Carvalho, um rapaz de múltiplos talentos que tirou belíssimas fotografias panorâmicas do nosso património local, tão rico e diversificado, isto se pensarmos que Amarante é terra de tamanho tão tão pequeno...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.