A campanha é de uma marca de detergente chinesa e já está a ser polémica pelas piores razões. Resumindo, trata-se disto: Uma mulher chinesa, perante o cortejamento de um negro, enfia-lhe uma pastilha de detergente na boca, enfia-o dentro de uma máquina de lavar et voilá!, de lá sai um branquela de um chinês de olhos em bico. E de olhos em bico ficamos nós todos perante esta mensagem tão mas tão clara de um primarismo xenófobo e racista que até dói.
Juro que durante muitos anos pensei que os meus olhos não veriam semelhante vergonha. Mas, atendendo aos sinais que me vão chegando, nos últimos anos, daqui e dali, confesso que esta mensagem de falta de respeito pela diversidade humana, pelas especificidades de cada um de nós, a falta de respeito total para com o outro que é diferente, que é uma minoria num determinado contexto, é, para mim, assustadora. Ainda para mais quando se sabe que a nossa origem é comum e que, em última análise, descendemos todos de uns seres unicelulares que há muitos milhões de anos atrás... c. de 3 400 milhões de anos... se lembraram de fazer o que foi feito dando o que deu.
Agora, valham-me os deuses todos que não há pachorra para tamanho primarismo e burrice.
Nota - É favor saber ler a mensagem das caricaturas. É que, se entramos por aí... a m**** é capaz de nos rebentar na cara. Capice?
Sem comentários:
Enviar um comentário