quarta-feira, 27 de setembro de 2017

A Sala de História Ideal

Mosteiro de Santa Clara - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

A Sala de História Ideal

Há uma categoria de aula velhinha que, manifestamente, se encontra no topo das preferências dos meus alunos e no topo das minhas próprias preferências e que implica a saída para o exterior do recinto escolar e a deambulação pelo centro histórico de Amarante. Claro que, por norma, as deambulações não são feitas ao acaso... muito embora até assim pudessem ser feitas, ganhando, talvez!, por esta via, espontaneidade e leveza... mas tal não é possível, não com tempo contado ao minuto e em que tento sempre não entrar aulas adentro de terceiros que, como eu, têm o tempo demasiado contado, demasiado espartilhado para a leccionação de programas gigantescos adequados a um desenho curricular que, no caso da disciplina de História, já foi o nosso e que implicava três tempos de 50 minutos semanais contra os actuais dois.De chanfrados! Mas adiante.
Hoje, logo a seguir ao almoço, tive o prazer de acompanhar uma turma do 7.º ano de escolaridade ao que foi, um dia, o Mosteiro de Santa Clara e que na actualidade é a Biblioteca Municipal de Amarante e os restos mortais de uma capela anexa já muitíssimo mutilada sob a acção de tanta gente não desperta, minimamente, para as questões do património e para a sua importância.
Estou convencida que o que se ganha, durante uma aula deste tipo, em entusiasmo, afectividade, respeito pelo legado dos nossos antepassados, atitudes e valor, junto da nossa clientela, constituída por alunos, não é coisa desprezível nem de somenos importância e que, por isso mesmo, todos nós, docentes, deveremos alimentar esta fonte, de quando em vez, sempre que se torne adequado, sempre que se torne imperativo.
E assim foi, foi um imperativo visitarmos as escavações arqueológicas que decorrem em Santa Clara até sexta-feira numa parceria feliz entre a Escola Profissional de Arqueologia do Freixo, no Marco de Canaveses e a Câmara Municipal de Amarante. Hoje foi dia de novidades sobre os achados, contadas em primeira mão.
Agradecemos a amabilidade, a simpatia e o profissionalismo de sempre e prometemos voltar, certo dr. Daniel Ribeiro?
Tenho a certeza que a miudagem reconhece agora muito melhor a importância do trabalho dos arqueólogos e da arqueologia para o conhecimento da História da Humanidade.
Um dia, por certo, estes miúdos e miúdas recordarão esta aula com carinho...



Nota - Mais informação sobre O Mosteiro de Santa Clara aqui e aqui.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.