sábado, 16 de setembro de 2017

Partilha - Quizizz - Questionários


Partilha - Quizizz - Questionários

É uma das aplicações que trabalhei em Florença no âmbito de um Erasmus + maravilhoso que repetia já de seguida. A aplicação é do género da Kahoot, servindo para a elaboração de questionários que podem ser usados para fazer um teste rápido de diagnóstico, um teste formativo para aplicar no final de uma unidade ou de um conteúdo explorado em contexto de sala de aula, para trabalho de casa. Mas, sendo no mesmo género, tem características que a tornam, na minha opinião, mais apelativa. Assim de repente, não me obrigam a contar os caracteres nas perguntas e nas respostas; os alunos, quando respondem às questões, vêem-nas na totalidade, não vendo nos seus monitores somente cores; posso definir que quero o questionário todo baralhado na hora de o resolver na sala de aula por forma que os alunos não sejam tentados a espreitar as respostas dos vizinhos; o estudo estatístico que me dá é muito mais completo; posso marcar este trabalho como TPC... que todos os alunos o fazem pela certa!; posso definir o tempo limite de realização como entender... e a feitura de um questionário deste tipo é do mais rápido que há podendo eu pesquisar outros trabalhos já realizados por colegas que os definem como públicos "apoderando-me" deles apenas com um clique... todo, apenas parte, somente uma questão... poupando um trabalho doido de fazer tudo de raiz. Um senão: quase não existem trabalhos em português. Ou porque os professores portugueses não descobriram esta aplicação... ou porque não partilham os seus trabalhos. De resto, a ferramenta é muitíssimo intuitiva e qualquer pessoa a trabalha bem ao fim de.. vá lá!... 15 minutos!
Aqui deixo um dos meus primeiros quizizz, acabadinho de fazer, para o 7.º ano de escolaridade, no caso um teste de História. Empenada da minha mão direita e quase proibida de a usar seja para o que for, incluindo o manuseamento de canetas e afins, com sete turmas e três níveis... confesso que, para já, estes quizizz vão-me ser deveras úteis no meu dia-a-dia lá na escolinha.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.