quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

12 Cidades a Visitar em 2018 - Amarante



12 Cidades a Visitar em 2018 - Amarante

Esta notícia data de ontem e quem possui facebook sabe bem o quanto foi divulgada localmente, por certo por amarantinos orgulhosos por verem a sua cidade a jogar taco a taco e a ombrear, nesta listagem, claro está!, com cidades como Nova Iorque ou Praga.
Sempre que sai uma qualquer notícia deste tipo, não posso deixar de sentir, enquanto amarantina, um misto de emoções que me invadem e que passam por alguma vaidade, orgulho e alegria por ver assim reconhecida, por outros, por exteriores, uma terra que é a minha e que eu sei ser de uma beleza sem igual. Por outro lado, a cada notícia elogiosa para a cidade de Amarante e para os seus habitantes, herdeiros deste património histórico único, penso sempre na responsabilidade amarantina que a cada dia é maior e que é uma responsabilidade partilhada entre cada um de nós, com especial relevo para os decisores políticos locais, que, relembro sempre, ocupam os cargos de poder de forma efémera com o fim último de servirem o bem comum, ou seja, de servirem os interesses de um colectivo que é formado por todos nós.
Vai daí, penso em problemas que se manifestam na cidade, alguns que se arrastam desde os tempos do ps no comando da autarquia, de segurança, por exemplo, e vem-me logo à memória a armadilha criada aos transeuntes, no Largo de S. Gonçalo, ou Praça da República, com o desnível que facilmente não se vê e que é responsável por tombos de meia-noite, principalmente para os visitantes da terra, que, não contando com terreno armadilhado, se espalham ao comprido obrigando a chamadas de INEM e idas para as urgências que não têm conta. Já escrevi variadíssimas vezes sobre este problema, penso que a última terá sido este post chamado, apropriadamente, S. Gonçalo Armadilhado. Vem isto a propósito de uma obra da responsabilidade do município, que arrancará nos tempos mais próximos, e que se destinará a corrigir o que nasceu torto e que eliminará, finalmente!, o desnível existente nesta praça e que eliminará, por sua vez, a armadilha até para as crianças que brincam descontraidamente no Largo. Já quanto às obras nas casas de banho públicas... espero para ver se desvirtuarão ainda mais o coração desta cidade que é nossa.
Outro problema, que é responsabilidade de todos nós e que é foleiro para todos quantos deambulam pelo centro histórico, autóctones ou não, é a existência de lixo que emporcalha a cidade e que nos deve deixar a todos envergonhados... principalmente a quem tem o dever, e que tem verba, para zelar pela limpeza das ruas e praças da cidade que, diga-se de passagem, são bem poucas... que o povoado é minúsculo até dizer chega! Ou seja, este problema já crónico é de bem fácil resolução, haja vontade política para atingir o objectivo de ter uma cidade limpa.
E por aí adiante, que a cidade enferma de problemas vários, ai o esvaziamento de gente no centro histórico!, uns mais graves do que outros. Grave parece-me a chamada de atenção, feita neste artigo, para um evento que foi descontinuado por opção de quem agora governa a cidade. Assim, que os visitantes da cidade não venham à procura dos diabos à solta pela cidade porque não os encontrarão. Nem em noite quente de Agosto... porque diabos mesmo... só o casal que está no museu Amadeo de Souza-Cardoso, musealizado, portanto!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.