terça-feira, 4 de junho de 2019

9.º A, B, C, D - Finito


Finito - E. B 2/3 de Amarante
Fotografias sei lá eu de quem

9.º A, B, C, D - Finito

Eles são altos, baixos, de estatura assim assim, louros, de cabelos escuros, lisos ou encaracolados, de olhos verdes, azuis, castanhos e de cores verdadeiramente indescritíveis também, de pele alva, muito morena e, felizmente, com muitos cambiantes entre estes dois extremos... eles são do sexo masculino, do feminino... e do resto nem sei... eles são engraçados, tolerantes, meigos, doces, ariscos, galhofeiros, empenhados, resilientes, frágeis, simpáticos, rebeldes, generosos, egoístas, solidários, poéticos, aplicados, interventivos, tímidos, contidos, exuberantes, resistentes, malandros, criativos, suaves, ásperos... todos muito belos, cada um na sua especificidade. Todos e todas.
Hoje livraram-se de mim, depois de três anos aqui com a pica-miolos. Hoje foi dia de abraços apertados e beijinhos que se repetirão não tarda nada porque ainda teremos o jantar e baile de finalistas e desejos repetidos em voz alta e em segredo entre nós.

Recupero palavras antigas mas sempre, sempre actuais:
Continuamos a despedir-nos deles lentamente... uma e outra vez. Esta curva da estrada está praticamente dobrada e agora vai sendo tempo de os mandar abrir as asas, desta vez com ordens expressas para voarem para longe de nós, para longe do espaço físico que eles conhecem de cor e que lhes é tão familiar. Esta duna, a duna mesmo alta que lhes apresentei na primeira aula de História, está agora quase quase transposta, apenas aguardando, eles, todos já lá bem no topo, a realização dos exames nacionais de Português e de Matemática que lhes abrirão as portas para novos percursos, novas disciplinas, novas escolas com novos funcionários, novos professores e novos desafios. E serão mais três anos... e eles ultrapassarão novos obstáculos, dançarão novas danças, tocarão novas músicas, cantarão novos versos, dobrarão novas curvas, chegarão ao topo de dunas ainda mais altas... porque a vida é feita de mudanças... desejavelmente até ao último suspiro dado por cada um de nós. Entretanto, durante os últimos três anos, não foram só eles que cresceram pois nós também crescemos e mudamos com eles e estamos agora mais ricos, mais sábios... privilégios de quem permanentemente contacta com as gerações mais novas e bebe e se alimenta constantemente da sua energia contagiante.  Mas as despedidas têm de ser feitas e vão sendo feitas tanto de olhos rasos de água como de gargalhadas saborosas com a certeza que continuaremos a ver-nos por aqui e por ali e por acolá também... e com desejos de que cada um(a) de vocês consiga cumprir o seu percurso encarando de frente o futuro... mas sem nunca se esquecer do passado. Nós temos um passado comum. Recordem isto - é de lá que vimos.  Beijos enormes a todas e a todos... já com saudades. Que tudo vos corra de feição. Um desejo maior... não percam o riso rasgado, a gargalhada espampanante, a felicidade... sim?

2 comentários:

Isabel Preto disse...

Sinto exatamente o mesmo e identifico-me muito contigo.
Só te conheço daqui, mas admiro-te, como colega, amiga, pessoa...PROFESSORA.
Parabéns!

Anabela Magalhães disse...

Viva Isabel Preto! Que bom ver-te de novo aqui, ler as tuas palavras carinhosas que aqui me deixas! Grata. Muito grata.
Beijo enorme!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.