quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Semestralidade - História



Oficina de Arqueologia Experimental de História
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Semestralidade - História

Ontem partilhei aqui o meu agrado relativamente à organização semestral do ano lectivo, que entrou em vigor pela primeira vez no meu agrupamento em Setembro de 2019.
Mas esta não foi a única semestralidade a entrar em vigor por aqui. Por decisão dos grupos disciplinares, que discutiram prós e contras da semestralidade das disciplinas, ficou decidido, e foi posteriormente aprovado, que História e Geografia passariam a disciplinas semestrais e o mesmo aconteceria com as disciplinas de Ciências e Físico-Química.
Assim, e pela primeira vez, tive de me adaptar a um ritmo muito mais acelerado de aulas e era ver-me em Dezembro a abordar a Idade Média com todo o vigor, o que, confesso, me pareceu um pouco estranho. Mas a semestralidade da História estranha-se e depois entranha-se, faltando-me apenas confirmar, dentro da minha sala de aula e no próximo ano lectivo, se existe um desfasamento muito notório/algo notório/ ou até nenhum desfasamento entre os conhecimentos adquiridos pelas turmas a quem leccionei História no primeiro semestre e a quem vou leccionar História no segundo semestre.
Evidentemente, a semestralidade das disciplinas não é compaginável com exames finais ou mesmo com provas de aferição realizados a esta disciplina sob pena de não se darem as mesmas oportunidades à totalidade dos alunos.
De resto, confesso que estou a gostar e que o feedback que me foi dado pelos meus alunos tem sido positivo.
Vejamos alguns pontos fortes para os miúdos:

  • Diminuição do número de disciplinas por semestre, que passam a ser menos duas, sendo que essas menos duas são sempre duas de peso, o que facilita/possibilita um maior investimento nas restantes pela menor dispersão possibilitada.
  • Menor carga transportada para a escola nas mochilas, carga essa constituída por manuais e afins... e a coluna das crianças agradece!
  • Ganho de tempos lectivos reservados para a disciplina de História, no 7.º ano de escolaridade, já que passamos a ter uma carga semanal de 50 m x 5 o que aumenta o contacto com a disciplina.
  • Maior e melhor contacto entre alunos e professor o que possibilita o aumento do conhecimento mútuo e a aumenta a proximidade entre alunos e professores.
Vejamos alguns pontos fortes para os professores:
  • Diminuição do número de turmas e de alunos -  se tinha 8 turmas no anterior modelo, na verdade já cheguei a ter 9!, passo agora, com este modelo, a ter 4 em cada semestre, o que é deveras agradável para quem já não tem o fôlego e resistência que tinha aos trinta anos e se no modelo antigo lidava com 200 alunos durante todo um ano lectivo, isto para dar um exemplo, agora passo a lidar com 100 em cada semestre. É bem diferente.
  • Muito menor carga "burrocrática" e menor stress associado ao facto de se ter metade das turmas e metade dos alunos em cada um dos semestres e, consequentemente, também menor número de reuniões.
  • Ganho de tempos lectivos reservados para a leccionação da disciplina de História, no 7.º ano de escolaridade, já que passamos a ter uma carga semanal de 50 m x 5 o que aumenta o contacto com a disciplina. Até aqui, para o ensino da História estavam destinados dois tempos semanais de 50 minutos durante todo o ano lectivo.
  • Maior disponibilidade para a organização de aulas/oficinas, visitas de estudo, enfim, de aulas com recurso a estratégias mais práticas e mais apetecíveis como sejam também as aulas com recurso às novas tecnologias.
  • Maior e melhor contacto entre o professor e os seus alunos o que possibilita o aumento do conhecimento mútuo e aumenta a proximidade afectiva, importante, entre alunos e professores.
Ponto fraco:
  • A descontinuidade maior das várias disciplinas que os alunos só frequentarão durante um semestre em cada ano lectivo.
E qual é o meu balanço, no final do primeiro semestre? Pois é muito positivo, sinto os alunos confortáveis, eu própria sinto-me muito confortável... veremos é se no próximo ano eles conseguem mobilizar conhecimentos adquiridos durante este ano lectivo...

2 comentários:

M João Balça disse...

Excelente a tua análise. Aliás como sempre. Concordo inteiramente contigo. Os meus alunos também dizem o mesmo que os teus. Em relação ao ponto menos forte acho possível ultrapassar se fizermos DAC(s).

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada, Maria João! Mesmo! E sim, poderemos dar uma ajudita que minimize o afastamento das disciplinas com DAC! Deitaremos mãos à obra já de seguida!
Beijocas

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.