sexta-feira, 24 de abril de 2020

A Câmara Municipal de Amarante e a Entrega de Computadores a Alguns Alunos do Município


A Câmara Municipal de Amarante e a Entrega de Computadores a Alguns Alunos do Município

Ponto um - O orçamento que os políticos locais gerem resulta do dinheiro que cada um de nós paga para, entre outras coisas, assegurar um sistema de ensino básico universal, público, e desenvolver o sistema geral de educação pré-escolar, Constituição Portuguesa dixit.
Ponto dois - As escolas públicas do pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho de Amarante estão sob a tutela do Município de Amarante, o que quer dizer que são da sua responsabilidade.
Ponto três - Para além da tutela das escolas públicas de Amarante até ao 4.º ano de escolaridade, o Município de Amarante tem especiais responsabilidades sobre toda a escola pública existente no concelho de Amarante.
Ponto quatro - As escolas públicas de Amarante acolhem alunos muito carenciados, muitíssimo carenciados, em alguns casos extremamente carenciados, - as escolas básicas asseguram, por exemplo, a alimentação a alunos que não a podem pagar - a minha tem mesmo um Clube da Solidariedade a funcionar que ajuda alunos com roupa, calçado e o mais que seja necessário - como de resto é do conhecimento dos políticos da autarquia de Amarante.
Ponto cinco - Várias fontes asseguram-me que o Município de Amarante ofereceu computadores para os alunos da ESA e, pasme-se!, para os alunos da instituição privada Colégio de S. Gonçalo, e nem sei se também para os alunos do Externato de Vila Meã.
Ponto seis - O Município de Amarante até pode ter oferecido computadores especificamente para os alunos que frequentam os cursos tecnológicos no Colégio de S. Gonçalo mas...
Ponto sete - Ao fazerem esta discriminação entre alunos do município, uns de primeira e outros tratados como inexistentes - os que necessitando de equipamento informático não o receberam - independentemente dos recursos económicos de cada um, os políticos locais, que ocupam momentaneamente as cadeiras do poder, deixaram-me profundamente envergonhada por assim gastarem os dinheiros que são públicos.
Ponto oito - Se não tinham/têm dinheiro para acudir a todas as necessidades, acudiam aos mais necessitados, independentemente das escolas/cursos públicos que frequentam.
Ponto nove - Se ainda pretendem acudir aos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Amarante e Amadeo de Souza-Cardoso, iniciavam a entrega de computadores pelos alunos mais necessitados existentes em todo o concelho de Amarante e iam subindo na escala das necessidades, dos mais necessitados para os menos necessitados, até cobrirem toda uma população de alunos que frequentam a Escola Pública e que ainda hoje, passado bem mais de um mês sobre o encerramento das escolas, está a descoberto.

Ponto dez - Ou será que pretendem manter a discriminação, aprofundando assimetrias entre os munícipes - alunos da ESA e do Colégio de S. Gonçalo peguem lá computadores e alunos dos Agrupamentos de Escolas de Amarante e Amadeo de Souza-Cardoso tomem lá um dedo e chuchem nele?

6 comentários:

Anónimo disse...

Cara Professora, este município fãs discriminação em funções de cor política. Este Município não tem dinheiro para oferecer máscaras aos seus munícipes. Este município esconde dados, designadamente o confinamento de alguns elementos dos CTT que foram infectados. Este município cancelou todos os eventos. Sim, mas onde está investido esse dinheiro que seria usado em festinhas e festões? NO PRÓXIMO ATO ELEITORAL: pensem quem ofereceu material desinfectante e de protecção individual, ��quem baixou a taxa da água e electricidade. Só isso. Para que precisamos assim de um presidente, que quer é fotos e protagonismo, com um ego insuflado?

Anónimo disse...

Vergonhoso. Os pais deveriam denunciar.

Anabela Magalhães disse...

Está denunciado. Impossível ficar calada. Lá diz o ditado "Quem cala, consente!"

Anónimo disse...

Fecha-se a torneira para a educação e abre-se para a diversão. São escolhas com que os munícipes se confrontam diariamente. Esperar o quê?

Anabela Magalhães disse...

É uma questão de (más) opções.

Anabela Magalhães disse...

É uma questão de (más) opções.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.