quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Aula de História - Caixa Paleolítica

Caixa Paleolítica - S. Gonçalo - Amarante

Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Aula de História - Caixa Paleolítica

Comecei a organizar esta Caixa Paleolítica há muitos e muitos anos, todos os anos enriquecendo a coisa, juntando uma peça aqui mais outra acolá, junta este fóssil, estes instrumentos líticos, mais umas amostras de peles, umas cordas feitas com tendões de vaca e com couro também, uns ossos, uns chifres, mais umas presas de javali, junta amostras de sílex, umas resinas e umas amostras de cera de abelha, uns raspadores, furadores e até uns bifaces... enfim, juntando tudo o que possa ter interesse para mostrar aos meus alunos de 7.º ano, concretizando-lhes e materializando-lhes o mais possível um período magnífico da nossa História comum a que os historiadores chamaram Pré-História.
Um dia destes tive de a carregar de casa para a sala de aula. Já não me acontecia há muitos anos andar com estes materiais/carregos para a frente e para trás, arrumadinhos que estavam dentro do armário da antiga Sala de História que, ao longo do presente ano lectivo, estará sem funcionar à conta do SARS-CoV-2. 
Esperemos que seja só este ano e que isto seja apenas um interregno. Esperemos que a Sala de História volte a funcionar e que o Projecto História em Movimento possa regressar em pleno pela minha enérgica mão.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.