segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Mundos Paralelos - E Há Docentes com 55 Anos no 9.º Escalão?!


Mundos Paralelos - E Há Docentes com 55 Anos no 9.º Escalão?!

Há um mundo que só existe na ficção e que é o da Alice no país das maravilhas. Corresponde ao mundo das maroscas políticas, das trapaças, da falta de correspondência entre aquilo que está no papel e aquilo que existe na vida real, entre aquilo que deveria ser e aquilo que é.

Depois há um mundo real, feito de duras realidades. Tenho quase 60 anos. Estou no 6.º escalão de uma carreira de 10 escalões. O 9.º escalão é, para mim, uma miragem. O 9.º escalão é, para a esmagadora maioria dos professores no activo, uma miragem.

Quanto aos 750 euros por mês, podem guardá-los num sítio que eu cá sei e que bem pode ser nos porquinhos das vossas casas. Sempre são mais uns euritos a somar... sim?

Docente de 55 anos que esteja no 9º escalão e que opte pela pré-reforma pode ficar com 750 euros por mês.

13 comentários:

mysportschool disse...

Existem sim...
Quanto à marosca, tem toda a razão!!

Anabela Magalhães disse...

Foi o que eu escrevi "O 9.º escalão é, para mim, uma miragem. O 9.º escalão é, para a esmagadora maioria dos professores no activo, uma miragem."

Unknown disse...

Quem pode inventar que um professor com 55 anos está no 9° escalão. É em que país? Cá não é de certeza! Eu tenho 60 anos 35 de serviço e estou no 8°.
Já estive para passar para o 9° e recheio já 2 vezes... será que me vão deixar mudar em 2022??? Até lá devem mudar as leis novanente
750€ guardem onde quiserem... não trabalhei uma vida inteira para me darem uma esmola

Anabela Magalhães disse...

Há raros casos.

Anónimo disse...

Conheço docentes com 54 anos no 10º escalão.

Unknown disse...

Mas como é que é possível?! Tenho 56 anos, estou no 34°ano de serviço e ñ consigo passar do 6°escalão! Se tivesse feito mestrado, estaria no 7°. Será que o doutoramento dá direito a uma subida de 2 escalões? E em Portugal há assim tantos professores doutorados c/ 55 anos que ditem a regra ?!

Anónimo disse...

Tenho 60 anos, 38 de serviço e estou no 10º! Sem maroscas...

manufactura disse...

Se fizeram mestrado e doutoramento nos tempos velhos tempos, em que dava tempo de serviço, com alguns excelentes pelo caminho podem estar até no 10

manufactura disse...

ESTUDASSSES

Anónimo disse...

Lembremo-nos das avaliações de desempenho com muito bom ou excelente (silenciosamente guardadas só para alguns...) e que permitem progredir mais rápido!

Anabela Magalhães disse...

Manufactura, a questão não é, nem foi a de estudasses!!! A questão foi estar no sítio errado à hora errada, exactamente no contingente onde estava a maioria e a que era preciso quebrar a espinha - quase a passar para o 8.º escalão numa carreira de dez, vi-me, sem saber ler nem escrever, no 4.º onde permaneci congelada anos a fio.
Fico estupefacta com o que acaba de fazer. Vire as baterias não para quem foi azarado mas para quem nos azarou, sff!

Unknown disse...

Acho dificil! Eu fiz 60 anos subi para o 10 escalão com 38 anos de serviço e tenho mestrado.

Anabela Magalhães disse...

Pois! O que resulta de uma leitura de tantas e tantas situações absurdas é que a coisa foi bem montada pelo poder político. Teve o efeito pretendido e ponto final. Pelo meio há uns felizardos, alguns deles que não se coíbem de atirar pedras aos outros! Estes, que se vão catar!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.