quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Do COVID-19 nas Escolas


Recorte retirado daqui.

Do COVID-19 nas Escolas

Sim, é verdade, estamos num país estranho onde a lógica é uma grande batata. A não ser que o SARS-CoV-2 tenha combinado algo, em segredo, com os nossos governantes e com os nossos políticos, relativamente ao seu não ataque nas escolas... que, porra!, não está a cumprir!

Vamos deixar passar mais quinze dias. Será que teremos o direito a ter informação fidedigna referente ao que já se passa nas escolas? Ou vigora a lei da rolha?

"Os concelhos apontados pela Fenprof são:

  • Ponte de Lima, Braga, Guimarães, Barcelos, Lixa, Guarda, Seia, Trancoso,
  • Vila Real, Bragança, Penedono, Viseu, Vila Nova de Paiva, Felgueiras, Lousada, Lourosa, Espinho,
  • Marco de Canavezes, Santo Tirso, Póvoa de Varzim, Porto, Gaia, Valongo,
  • Aguiar da Beira, Castelo Branco, Fundão, Coimbra, Leiria,  Santarém, Entroncamento,  Torres Novas, Ourém, Lisboa, Loures, Mafra, Sintra, Cascais,
  • Castelo de Vide, Reguengos de Monsaraz, Cuba, Faro, Portimão, Lagos, Loulé, Olhão, Castro Marim, Vila Real de Santo António

Ainda sobre os contágios nas escolas, Mário Nogueira criticou que, na maioria delas, a solução tenha sido manter os professores a dar aulas mesmo depois de alunos seus terem testado positivo e serem enviados para quarentena.

“Por estranho que possa parecer, num país em que vigoram protocolos tão apertados como os que se aplicam ao futebol ou a atividades ao ar livre – sejam festivas, políticas ou religiosas (e não os pomos em causa) –, no caso das escolas a norma tem sido, quando surgem casos positivos em alunos, manter os respetivos professores ao serviço sem realizar qualquer teste, pondo em causa a saúde destes, dos seus alunos e de quem vive com eles. Só excecionalmente a decisão foi diferente”, sublinhou."

Daqui.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.