sábado, 5 de julho de 2008




Pulpo, Pimentos Padrón, Andorinhas
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Post Culinário

E hoje vou fazer o tal do "post" culinário dedicado ao Rui, o Galego, que, coitado, afastado destas iguarias da sua pátria natal, sentirá decerto a sua barriguita aos saltos, só por olhar para as fotografias destas maravilhas que eu comi, consolada, durante as minhas férias de Verão do ano passado.
As fotografias foram todas tiradas na Galiza. As andorinhas comi-as em La Guardia e devo confessar que as encontrei divinas. Eu que não sou fã de marisco e que o troco por uma pescada cozida, acho estas andorinhas um manjar dos deuses. O mesmo sinto relativamente ao pulpo, na Galiza arranjado de forma diferente, e para mim melhor, do que o tradicional polvo de molho verde, que se faz por aqui, pela nossa terrinha. Nunca dispenso o pulpo quando ando em terras dos meus antepassados.
E o que dizer dos famosos padrón? Daquela incógnita de saber se uma trincadela num pimento te vai transportar directamente ao fogo do inferno e se te vai deixar a suspirar por um carro de bombeiros que te apague, instantaneamente, o fogo em que se transformou todo o interior da tua boca?! Gosto desta incógnita. Será que vai ser este? E olho-os, tentando adivinhar sabores picantes que me saem todos furados.

Delícia, Rui. Delícia a gastronomia galega.

8 comentários:

jonas disse...

Ai Anabela! Que belo post! Como eu te entendo! Não comungo nada da opinião de que "De Espanha nem bom vento nem bom casamento". Adoro visitar os "nostros hermanos" e a sua gastronomia. Quanto aos pimentos padrão, esses já se nascem no meu quintal.Bjs Jonas

Avó Pirueta disse...

Boa tarde, Querida e metistofélica Anabela, Princesa do Tâmega. Então iso é coisa que se faça ao Rui? Não se faz, não!
Olha, minha Querida, compreendo perfeitamente a tua posição. Até porque a Caixinha de Afectos está muito espalhada e por um milhar de outras razões. Mas, um dia, como não há acasos, poderá haver um encontro quanto menos contarmos, quem sabe?
Agora, sobre comida, não sei te vou fazer crescer água na boca, mas tenho provas de ser óptima cozinheira e expert em pratos goeses! De comer e chorar por mais. Assim como de pratos africanos, tão simples mas tão "astutos", porque foi preciso tanta perspicácia e inventiva para os criar. Que tenhas um bom dia e vamos escrevendo. Dividida como sempre, mas a saborear estas últimas horas em Angola. Beijinhos da Carmo

rui disse...

Qué grata surpresa, o pulpo, os pementos de padrón e as vieiras! Sim, a boca fez-se-me água. Para o mês de agosto hei voltar à Galiza e já recuperarei o tempo.

Ah, e aproveito para lhe dizer que dentro de duas semanas irão visitar Amarante uns bailarinos galegos, de Cangas do Morrazo, entre eles estará a miña filha pequena, a Íria, com oito aninhos. E eu fico todo cheio de orgulho!

Beijinhos

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Jonas. Estou a ver que estás outra vez com net!!!!
Sejas bem vinda. Bem, mas eu perante ti tenho de me curvar até bater com a cabeça no chão porque jamais chegarei aos teus calcanhares em termos de culinária, matéria onde continuo pouco mais que um verdadeiro desastre. Lol
Beijinhos

Anabela Magalhães disse...

Olá Carmo!
Realmente... tadinho... deve ter ficado com a boquita a salivar! :D
Quanto ao nosso encontro... sem dúvida, um dia será... mas não por agora que esta descoberta lenta é para ser bem saboreada. É como uma viagem, que as minhas começam no dia em que eu decido visitar um determinado destino e gozo, gozo que tu nem imaginas com o projecto, para finalmente a gozar de facto. Gosto de prolongar este duplo gozo... nem imaginas quanto!
Quanto à cozinha... Kakakakaka... sou uma autêntica nódoa para grande desgosto da minha filha que à custa disto acha que eu não sou uma mãe normal! :D
Beijocas e bom regresso.

Anabela Magalhães disse...

Que alegria, Rui, poder receber aqui a tua filhota em Amarante!
Vou ver se sei pormenores do espectáculo para ver se posso ir ver a tua Íria.
Pode ser que ainda te faça uma surpresa melhor que a dos pimentos padrón e outras iguarias galegas!! :D
Fica bem galego

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Ainda estou deitado à sombra a fazer a digestãoo!!! ....Hicks!!

Anabela Magalhães disse...

Hicks também para ti, Clap!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.