sábado, 27 de junho de 2009

Programa de Viagem a Marrocos. Aos Soluços


Djmaa el Fna ao Anoitecer - Marrakech - Marrocos
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Programa de Viagem a Marrocos. Aos Soluços.

10º Dia - Marrakech
6º Dia - Marrakech - Essaouira

É verdade que Marrakech tem muito para ver mas os que fazem oito dias de viagem ficarão somente com a manhã e uma parte da tarde para esta cidade e rumarão rapidamente a Essaouira, na costa, onde finalmente cheirarão o mar, sob pena de não conseguirem cumprir os dias previamente estabelecidos.
É que para os do programa de oito dias, este será já o sexto e os dias passam a voar. Por isso deixo-vos com o que há de mais importante a ver em Marrakech e depois optem segundo a vossa disponibilidade de tempo e gosto pessoal.
Já vos disse que é importante arranjar hotel logo à chegada. Não percam muito tempo no balcão e marchem para a Praça Djemaa el Fna ou perderão a praça no máximo do seu esplendor. Orientem-se pela Koutoubia, a que irradia uma luz surreal, qual farol orientando os crentes... e num lugar assim os crentes somos todos nós!
A Koutoubia é basicamente um minarete do século XII, exactamente da época da Giralda, em Sevilha, e que subsistiu entre as ruinas de uma mesquita que deve ter sido absolutamente imponente. Apressem o passo, continuem a avançar pelo meio da multidão que se move no mesmo sentido, desde que não cheguem a horas de esvaziamento da praça, lá para as 24 horas.
A Djemaa el Fna é Património Oral da Humanidade e vale bem a visita, agora nocturna, depois diurna. Já teve direito a post só para ela e por isso vou avançar aconselhando a sua leitura. Deixo ficar o link aqui.
E regressem ao hotel para um merecido descanso e verão que a noite passa que voa e são já horas de entrar no carro em direcção aos maravilhosos Jardins Majorelle, onde repousa Yves St Laurent. Perguntem na recepção do hotel como ir. Peçam um mapa da cidade. Não é muito longe mas eu não vos consigo explicar daqui. Nem tão pouco de lá! Tenham atenção ao trânsito, que em Marrakech é caótico, e onde todos os cuidados são poucos se não querem ter dissabores.
Sobre os jardins deixo-vos dois posts antigos que podem ler aqui e aqui.
Ainda poderão ver o belíssimo Palácio Bahia mas, entretanto, a manhã deve estar já quase passada quando acabarem e o melhor é regressarem à praça para almoçar. Aconselho-vos o Argana, com terraços sobre a praça e um bulício estonteante de turistas que entram e saem. Procurem almoçar cedo, para arranjar rapidamente lugar, se possível com vista privilegiada sobre a praça, agora quase completamente desactivada por causa do calor.
E depois do merecido descanso, que pode ser feito à volta de deliciosos sumos frescos de laranja acompanhando a refeição, rumem ao interior da medina, onde não precisarão de guia. Ao saírem do restaurante virem à direita e encontram uma pracita pequena que tem uma abertura ao fundo, à esquerda. Entrem por essa artéria e começarão a visita ao comércio tradicional. Logo à esquerda não percam a loja Beldi, com vestuário fashion, árabe, absolutamente irresistível. Depois passarão pela Fnac Berbere onde poderão comprar livros sobre Marrocos. Mais à frente, à esquerda, têm os antiquários onde devem entrar para espreitar, mesmo que não estejam interessados em nada. E depois deixem-se ir, ao sabor do acaso. A medina é absolutamente plana e não é muito confusa, dá sempre para voltar a sair por onde se entrou. E também se não conseguirem é só pedir ajuda e não faltará gente disposta a colocar-vos na entrada. Se no trajecto passarem por algum café, entrem e tomem qualquer coisa, enquanto espreitam os espaços magnificamente decorados e requintados numa mistura de estilos que é normalmente soberba. Façam o mesmo com os riads que vos aparecerem pelo caminho. Peçam para espreitar os pátios que normalmente o pessoal é simpático e hospitaleiro e abre-nos as portas de par em par.
É evidente que os turistas do programa de oito dias deverão partir rumo a Essaouira o mais tardar pelas 17 horas. Para os outros há ainda muito tempo para desfrutar da medina.
Lá para o fim da tarde poderão ainda visitar La Menára, um imenso reservatório de água rodeado de um imenso jardim de oliveiras. Poderão fazê-lo de carro, muito embora La Menara não fique muito longe da Koutoubia.
E voltem à praça à noite. Para se despedirem da city.
Escrevi eu, neste blogue, lá mais para trás:
Sim, a cidade é extremamente cosmopolita! Sim, a cidade é extremamente movimentada! Sim, a cidade tem um ambiente muito particular! Sim, a cidade é surreal!
Sim, é Marrakech, La Rouge!
Simplesmente a cidade mais encantadora do Sul!
E por aqui me fico, por hoje.
Aleikum Salam.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.