terça-feira, 30 de junho de 2009

Programa de Viagem a Marrocos. Aos Soluços


Gaivotas e Pescadores - Essaouira - Marrocos
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Programa de Viagem a Marrocos. Aos Soluços

11º Dia - Marrakech - Essaouira

De Marrakech a Essaouira são cerca de 180 Km de uma viagem sem grande história. O mais pitoresco que poderão ver pelo caminho são os rebanhos a pastar em cima das árvores, no caso argânias, que só subsistem nos arredores de Essaouira e Agadir e acho que num outro sítio qualquer do planeta que agora não recordo.
Saiam de manhã, não muito tarde, e estarão em Essaouira, The Wind City, a tempo de almoçarem um maravilhoso peixe fresquíssimo num qualquer restaurante da cidade, a ver o mar.
E tratem de arranjar alojamento com tempo. Logo à entrada da avenida marginal, à direita para quem chega, têm as indicações de vários hotéis pequenos, que resultaram de casas particulares remodeladas. Aconselho o Villa Flora, do sr Khalid, uma simpatia de senhor que contratualizou connosco o mesmo preço ad eternum desde a primeira vez em que lá ficámos, estreando o hotel, talvez no ano de 2002. Mesmo ao lado têm outro hotel, Riad qualquer coisa, que nós por vezes usámos em caso de Villa Flora cheio. E pertinho têm o Villa Quieta, de um primo do Sr Khalid, este mais caro. E têm outros por ali próximo e muitos, muitos mesmo no caminho até ao centro da medina e mesmo no interior da medina onde podem arranjar alojamento a preços muito diversos. Há riads, no centro da medina, de comer e chorar por mais de tão belos e repousantes que são. Não se incomodem com as bagagens que eles tratam do assunto. Peçam para ver os quartos, discutam o preço, escolham e instalem-se. E Essaouira é toda vossa.
E são horas de jantar. Aconselho-vos o restaurante El Menzah, entre as duas cinturas de muralhas. Apreciem o ambiente requintado e o peixe fresquíssimo duma friture mixte.
Experimentem a sopa de peixe, de marisco, a harira ou a chorba, todas fantásticas para quem é apreciador de sopas.
Dêem uma passeata pela noite da city. Ao acaso.
E durmam com os anjos que amanhã é outro dia.

Sobre o restaurante El Minzah podem ainda ler o post http://anabelapmatias.blogspot.com/2008/04/el-minzah-el-menzah-o-momento-da.html

4 comentários:

Babá disse...

Todos os meus amigos têm acompanhado os teus posts e todos dizem, que p'ró ano lá estaremos!!! Eheheheh

Anabela Magalhães disse...

Fico muito contente em vos poder ser útil, Babá. Para ti já não será estreia... será mais um reencontro, espero que bom!
Beijoquinhas

Miguel Justino Alves disse...

Pois queridas primas... eu também gostava muito de participar numa destas viagens... e como ando cada vez mais com a máquina fotográfica na mão... será que me podem incluir?! :-)

beijinhos

Anabela Magalhães disse...

Meu querido primo, seria uma honra viajar contigo e incluir-te numa próxima viagem!
Agosto de 2010, Amarante - Dakar, serve?
Talvez seja a próxima grande viagem... e podíamos apanhar-te no Alentejo...
Beijocas para todos.
Dá um especial à tua mãe, da nossa parte.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.