terça-feira, 30 de junho de 2009

FAA



FAA

O prazo para entrega da FAA acaba hoje para os professores colocados na ESA. Não foi a opção de outras escolas aqui bem perto, como a E B 2/3 de Amarante que dilatou o prazo para 15 de Julho, mesmo se não tem exames nacionais de secundário. Mas quem decide na ESA decidiu esta data, mal, do meu ponto de vista, porque poderia perfeitamente ter deixado semelhante coisa um pouquito mais para a frente, para uma época de menos trabalho numa secundária.
Não sei se toda a gente conseguirá cumprir este prazo de entrega da FAA. Nesta altura do campeonato há gente quase a claudicar de cansaço, com aulas ainda a decorrerem dos CEFs e dos Profissionais, reuniões semanais dessas mesmas turmas, serviço diverso de exames, incluindo vigilâncias, incluindo as correcções desses mesmos exames, reuniões de avaliação com toda a tralha que elas implicam de relatórios disto e daquilo, justificações disto e daquilo, sínteses descritivas por aluno, actas... e tirem-me deste filme!
Não deixo de pensar o que seria da Escola Pública com a aplicação da Avaliação do Desempenho em todo o seu esplendor, nas escolas deste país, e não tenho qualquer dúvida de que seria o colapso completo e absoluto e também não tenho qualquer dúvida de que nenhuma escola ficaria de pé, incluindo as escolas adesivadas e as completamente adesivadas, como a minha.
Ao fim de quatro anos desta legislatura os professores estão exaustos, alguns à beira de um colapso nervoso. Basta ver os olhares ausentes de uns, a extrema magreza de uns quantos, os olhos embaciados pelas lágrimas de outros.
Outras profissões já se aperceberam da depressão colectiva que se vai instalando aos poucos na nossa profissão. É o caso dos médicos e dos farmacêuticos a quem os professores recorrem e perante quem, muitas vezes, mal contêm as lágrimas dizendo que não aguentam. Sei bem do que estou a falar, que privo com eles amiúde, com alguns mesmo quotidianamente.
Não sei o que vai ser de nós. Sei que não aguentaremos outro ano como estes dois últimos de tensões constantes, de faz e desfaz porque afinal não era bem assim e às vezes passou mesmo a ser o seu contrário.
O que este governo fez no sector da Educação Pública foi imperdoável e jamais será esquecido.
Espero, sinceramente, que quem vier a seguir desfaça praticamente tudo o que foi feito em termos de Educação por esta gente dita de socialista e que às vezes me parece ser apenas doida por não poder acreditar em semelhante incompetência.
A bem da Nação, quem vier que rasgue, que desfaça, que enterre bem fundo.
Confesso que nestes últimos dias andei muito indecisa quanto a cumprir a lei e ora resvalava para um lado, ora pendia para o seu oposto.
Mas eu sou muito certinha no que a cumprimento de leis diz respeito. Não consigo, consciente e deliberadamente, não cumprir a lei, muito embora tenha uma profunda admiração por quem a vai mandar às urtigas.
Assim entreguei hoje a FAA acompanhada do protesto elaborado pelo meu sindicato, tal como me foi pedido. Porque o facto de cumprir hoje a lei não quer dizer que concorde com ela. E deixei afixado um exemplar na sala de professores, para quem quiser entregar a FAA sob protesto.
De resto a luta continua, hoje e sempre, contra a palhaçada montada por estes nossos governantes que parecem ter como única missão não deixar pedra sobre pedra no nosso sector.
Esta brincadeira vai-nos sair estupidamente cara em termos de país.

22 comentários:

bugsnaEDucação disse...

Ainda não tomei uma resolução definitiva. Também só conto pensar a sério nisso lá mais perto de dia 15, a data de entrega.

Anabela Magalhães disse...

Pois. Eu andei até ontem indecisa mas ontem à tarde tomei esta resolução.
Prenchi a FAA durante a tarde de ontem e hoje entreguei, sem sequer ler. Presumo que a esmagadora maioria entregará o que só contribuirá para termos a certeza de que esta ADD é uma anedota.

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

..nao sabia essa do protesto e lá subi as escadinhas,mas tb nao me entregaram recibo nenhum. Apenas assinei uma ficha anodina ,e nada mais! PPP

Anabela Magalhães disse...

Ó Clapinho, mas tu não lês este blogue, carago? Esta do protesto já é velha mas devias lembrar-te dela!
E não te entregaram nenhum recibo porque não o pediste. Pediste?
Beijocas

maria eduarda disse...

Olá a todos!

Anabela Magalhães disse...

Põe aqui a tua fotografia milhé!

maria eduarda disse...

Tu não vês que assim estou mais de acordo com o nosso desalento profissional, Anabela?

Anabela Magalhães disse...

Eu não estou desalentada! Eu estou furibunda!

maria eduarda disse...

PORQUÊ?

Anabela Magalhães disse...

Pela situação em que estamos do ponto de vista ético, político, económico, social...
Estou furibunda mesmo.

maria eduarda disse...

Ah!Estava a ver se teria acontecido mais alguma coisa, porque pior, acho que é impossível...

Anabela Magalhães disse...

Haja saúde, Dudú!

maria eduarda disse...

Olha, isto para o sistema nervoso é terrível.A saúde já está a ressentir-se.

Anabela Magalhães disse...

Isso é verdade. Eu ando mais cansada e saturada que nunca.
Enfim. É aguentá-los mais 3 meses.
Depois... espero que melhore... ou estaremos mal da vida.

maria eduarda disse...

Tem que melhorar, senão começo a pensar em ir-me embora....:(

Anabela Magalhães disse...

Eu penso. Penso. Penso.

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

e eu? olhe pra mim..estô ficando des-ca-be-lado!!!

maria eduarda disse...

Eu penso, logo existo!

Vamos aguardar!

O ps vai à fava!

Unknown disse...

Nada, mas nada de desanimar ou entregar o ouro ao bandido ... falta pouco para que as coisas mudem e vão mudar! Tenacidade na luta contra a adversidade, mas esperança também em melhores dias ... mais justos, mais bonitos ... mais nossos amigos. Uma retirada não é uma derrota, Anabela. É ser-se sensato e perceber a força do inimigo ... temos de ser inteligentes com a força bruta dos touros ...

Anabela Magalhães disse...

Eu não desanimo, Black. E não dou de frosques que eu sou um Escorpião. Ainda por cima Azul! :)
E não me retirei da luta. Hoje mesmo continuo embrenhada nela. Amanhã vou estar igual. :)
Obrigada pelo apoio.

Anabela Magalhães disse...

Olha Clapinho, a fotografia que me mandaste ?!tua?! era mesmo de descabelado!
Ah! Dei um beijo teu ao A.
Era para dar, não era?
Kakakakaka

Anabela Magalhães disse...

"Temos de ser inteligentes com a força bruta dos touros."
Gostei!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.