quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Ecos na Imprensa



Ecos na Imprensa

Águas residuais urbanas e industriais: Quercus pede ao Ministério Público para investigar poluição “insustentável” do rio Tâmega

Águas residuais urbanas e industriais
Quercus pede ao Ministério Público para investigar poluição “insustentável” do rio Tâmega Esgotos urbanos e industriais continuam a ser lançados ao rio Tâmega, colocando-o numa situação “insustentável”, alerta a Quercus. A associação pediu ontem a “pronta intervenção e investigação” do Ministério Público para responsabilizar os culpados.
A fotografia que os núcleos regionais da Quercus de Vila Real, Viseu e Porto tiraram ao rio apresenta apenas duas cores: verde durante o Verão e negro nos restantes meses do ano. Esta condição é o “resultado da proliferação de fitoplâncton designado por algas azuis ou cianobactérias”. Em comunicado, a associação lamenta que as suas margens se tenham tornado “pântanos de lodos negros e fétidos onde se acumulam resíduos de todo o tipo”.
A Quercus denuncia ainda que a ETAR (estação de tratamento de águas residuais) de Amarante, por onde passa o rio, está obsoleta e a funcionar mal e lembra a “baixíssima taxa de 17 por cento de cobertura de saneamento básico”.
Esta situação, que perdura “há vários anos”, parece “estar fora das preocupações e controlo das autoridades nacionais”.
Além de apelar ao Ministério Público, a Quercus pede ainda às populações de Mondim de Basto e Celorico de Basto que se desloquem ao local “para que vejam com os seus próprios olhos o possível futuro do rio Tâmega na albufeira da prevista barragem do Fridão”, explorada pela EDP. Esta barragem, a escassos quilómetros de Amarante, deverá começar a ser construída em 2012. A albufeira inundará uma área com cerca de 800 hectares.
Já no ano passado, Rui Cortes, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e especialista em estudos de impacte ambiental, denunciou que o Tâmega seria, porventura, o curso de água, dos rios internacionais, que apresentava maior grau de poluição.
in PÚBLICO e ecosfera - 16 de Setembro de 2009

6 comentários:

Em@ disse...

Aos bocadinhos lá vai aparecendo qualquer coisa na comunicação social, esse 4º pder, que às vezes demora tanto a aparecer (rimou e tudo!)

Anabela Magalhães disse...

Aos poucos vai...
Não importa, mais vale devagar e bem do que depressa e mal!
Que conjuntura favorável que todos nós, preocupados com o rio, estamos a viver!
Acho que me vou beliscar!

Em@ disse...

Viste o vídeo que te mandei dos 'homens da luta'hoje no Seixal na arruado do Primeiro? Já tens um vídeo melhor no youtube.
Ahhhhhhh ganda Jel!Dá-le Falâncio!

Em@ disse...

Hasta manãna. Besito

Anabela Magalhães disse...

Não vás!
E o link?

Em@ disse...

Desculpa, mas não te ouvi chamar eheheh.

Pronto, pega lá o link:

http://www.youtube.com/watch?v=BfoQfvSr9ow

Mas depois faz um post como deve ser Anabela Maria!Daqueles a que nos e bem!

Hasta manãna.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.