quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Auto-Retrato


Auto-Retrato - Tujidos - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Auto-Retrato

Hoje partilho o auto-retrato que amaria jamais ter feito.
Para o tirar, percorri um ainda longo caminho em terra batida e empoeirada e, chegada à margem, trepei para cima de um muro alto, sobranceiro ao meu Tâmega e, de olhos rasos de água, disparei.
O espectáculo é inconcebível, inacreditável, surreal.
Onde está o meu rio?
Onde está o rio onde aprendi a nadar, entre os peixes de água doce e as cobras do rio, avistando lontras e cágados entre o arvoredo das margens?
Onde está o rio que me aplacou a adolescência rebelde e onde passei muitas das minhas férias de Verão, adolescente acompanhada de outros adolescentes, nadando até não poder mais, mergulhando e saltando a torto e a direito do Pontilhão, do Penedinho, do Penedo Grande?
Onde ficaram as saídas da água de dedos encarquilhados e já a tiritar de frio porque era de todo impossível permanecer mais tempo nas águas frescas do Tâmega?
Onde está o cheiro, o cheiro que só quem nadou em águas de rio conhece... onde está ele?
Onde está o meu rio?
Quem mo restitui?

15 comentários:

Em@ disse...

Diz-me uma coisa: os esgotos da cidade também desaguam no rio? É que para a m**** ser tanta!
Não te gabo, já, a tua queda para a fotografia. Nem tão pouco a qualidade das mesmas. 1º porque o motivo que te levou a fotografar é a denúncia de um crime e eu quero , antes disso, ajudar-te a denunciá-lo. Nem à beira das eleições têm emenda? Que 'nonjo'. depois disso virão os elogios merecidos!

Anabela Magalhães disse...

Há uma ETAR a jusante da cidade, completamente obsoleta. Para além dos problemas com a rede de esgotos aqui do centro que eu fotografei na segunda-feira. Para além disto há, pela margem direita grandes tubos que despejam não sei o quê, vindos não sei de onde. Vi-os ontem. :(
Uma minha cunhada que tem o filho na canoagem ainda hoje me disse que o rio, a montante da cidade, e lá para terras de Basto, está límpido e cristalino e a água é até transparente.
O que te posso dizer mais?

Em@ disse...

Esses grandes tubos despejam, de certeza, esgotos de alguma parte da cidade.
Há uns anos, fui a uma praia da moda (continua a ser) aqui do distrito. Era época baixa e portanto as pessoas 1que estavam na praia ou passeavam apesar do bom tempo. A maré estava baixa e eu, o F e a Nina resolvemos andar em cima de umas rochas que se dirigiam para o mar e que quando a maré está cheia não se vêem. E, qual não foi o nosso espanto, verificámos que as rochas escondiam os tubos dos esgotos... Fartámo-nos de falar no assunto, em todo o lado e com toda a gente , mas pelos vistos aquilo continua na mesma.Eu é que nunca +, lá molhei, sequer, o dedo grande do pé!

Anabela Magalhães disse...

O problema é que não é fácil chegar aonde se quer, nestas margens abandonadas. E não me parece que seja esse o meu papel andar por aí tipo investigadora, que eu tenho bem mais que fazer!
O que faz a minha autarquia para solucionar este problema, que não é de agora e já se arrasta para aí há uma década?
Que eu saiba nada. Pelo menos nada que surta qualquer efeito. Porque o problema começou há muitos anos e está agora absolutamente descontrolado!

Em@ disse...

Claro que esse papel não te compete e pode ser, inclusivamente, perigoso.
Eu nem sei de que cor é a Câmara Amarantina...mas os teus conterrâneos vão mantê-los lá?

Hélio Matias disse...

Não quero distrair ninguém das fotografias e da poluição demasiado evidente!
O seu empenho é de exaltar!
Mas quero dizer-lhe o seguinte: A prosa que escreveu...é pura poesia!
Há muito lirismo...dentro do realismo que evoca.
Parabéns!

Anabela Magalhães disse...

Por acaso é ps. :(

Hélio Matias disse...

Sinceramente não percebi o seu comentário!

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Hélio, apesar do meu pesar.
Qualquer amarantino que por aqui passe, da minha geração ou de gerações anteriores, comunga das minhas palavras.

Anabela Magalhães disse...

A câmara de Amarante por acaso é ps...

Anabela Magalhães disse...

Ah! Era a resposta à pergunta da Em@.

bugsnaEDucação disse...

Outra declaração de amor. Esta de amor magoado. Lindíssima, como diz o Hélio.

Anabela Magalhães disse...

É uma declaração de amor mesmo... pelo meu rio perdido.
Que tristeza, Bugs! Nem consegui esperar pela segunda-feira!

bugsnaEDucação disse...

Ah, fizeste mais que bem! Essa luta não pode ter dias.
A combinação de segunda, se é que chegou a sê-o, só funciona para a campanha global.
São imagens aterradoras. Então em paralelo com o postal do Hélio...:(
Besito

Anabela Magalhães disse...

Aterradoras. :(

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.