sábado, 5 de setembro de 2009

Aberração

Aberração

"Todd Willingham, um homem executado em 2004, no Estado norte-americano do Texas, era inocente. A notícia está a chocar a América - e o Mundo."

Esta notícia, saída no JN de hoje, é mais uma das várias/muitas/demasiadas que, de quando em vez, saem na imprensa dando-nos conta de erros clamorosos efectuados nos julgamentos e posteriores condenações de supostos criminosos.
Sou visceralmente contra a pena de morte exactamente por a considerar sem remédio, uma vez executada. E todos nós sabemos como a justiça dos homens é falível.
E os americanos sabem-no bem, e a cada passo sentem-na na pele, mas parecem conviver bastante bem com este facto, mantendo uma aberração que pode levar à morte, sem apelo nem agravo, gente absolutamente inocente. A mim transcende-me este conviver "pacífico" com a possibilidade do erro, em casos irreversíveis como o da condenação, e posterior execução, à morte.
Aqui fica uma chamada de atenção para um problema presente no dia-a-dia dos americanos e que eu considero uma aberração anacrónica. E há outras por lá, mas por agora fico-me por aqui.

10 comentários:

Cristina Ribas disse...

Anabela, se não houvesse mais nenhum argumento contra a pena de morte, este seria suficiente!

Penso que ninguém tem o direito de tirar a vida a outra pessoa. Estando em causa o julgamento de uma atitude, como se pode julgar a pessoa? Mas é isto que se faz com a pena de morte - o julgamento da pessoa!

Bem sabemos que há crimes horrorosos mas ainda assim, não pode estar em causa a VIDA e muito menos se pode conviver de forma pacífica com o erro (como muito bem dizes)e muito menos com um erro desta natureza...

Sem nunca ter a intenção nem sequer ligeira, de desculpar o crime, porque não nos perguntamos porque existe na dimensão em que existe e o que fizemos para que pudesse não ser esta realidade assim tão crua?!... Teremos alguma responsabilidade na existência do crime, além da responsabilidade do seu autor?!...

Em@ disse...

Ainda se compreederia se esta fosse a 1ª e única vez...mas são tantas e continuadas,como persistir no mesmo erro?

Assino o teu post por baixo.Todinho.

extramar disse...

A ilusão criada na civilização pelo cepticismo e a razão ensombram a plenitude e ocultam a Verdade.
Assim o homem quer, assim o Homem tem, contra a Lei e contra si.
Porquê usar a morte, quando ela é o epílogo inexorável para todos, e a Vida é o meio de cultura para o aprendizado de cada um?

RICARDO PINTO disse...

Não queria fazer propaganda, mas sei que a minha amiga Anabela deixa e estou esperançado que ainda vou ter direito a uma notícia do seu programa. Mas falando de coisas sérias, no próximo dia 12 de Setembro de 2009 - sábado, estreia um novo programa numa rádio local 92.7 da minha autoria - À CONVERSA COM RICARDO PINTO. Sendo o blogue da Anabela muito vocacionado para a educação, aconselho todos os leitores via rádio ou internet a assistir a uma entrevista da directora do Agrupamento de Escolas de Amarante, Dr.ª Dina Sanches, escola essa, que agora é a casa da Anabela.
92.7- rádio
ou http://www.erafm927.com/radio/
Conto convoco!

Anabela Magalhães disse...

Pode haver outros mas, de facto, este deveria ser suficiente, Cristina Ao que parece, não é.
Não gostaria nada de habitar um país onde a pena de morte constasse ainda da lei.
Apesar de existirem crimes horripilantes.

Anabela Magalhães disse...

Qual quê? A cada passo rebenta mais um escândalo que passa e cai no esquecimento para, posteriormente, tudo voltar à paz do senhor e nada ser alterado! Uma vergonha, Em@!

Anabela Magalhães disse...

De facto, Extramar, fiquemo-nos com a prisão perpétua para os crimes muito graves tendo a certeza que, a existir erro, a pena poderá ser revogada.

Anabela Magalhães disse...

Estás à vontade, Ricardo e espero não me esquecer de referenciar o teu programa antes da tua estreia.
Beijinho e boa sorte... mas ainda falamos...

Em@ disse...

Este meu fim-de-semana tem sido para estar arredada da net.

Vim só deixar um beijijnhoe ver a paisagem eheheh

Anabela Magalhães disse...

Também é preciso fazer pausas!
Quanto à paisagem, espero que esta te tenha agradado!
Joquinhas

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.