segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Crime Ambiental em Amarante

Crime Ambiental em Amarante

Na segunda-feira passada falei do problema que afecta a rede pública de esgotos, aqui mesmo no centro de Amarante. De facto na segunda-feira a rede de esgotos entupiu, ou lá o que foi, e a m***a caiu, qual cascata, sobre os rochedos da margem direita do Tâmega e daí escoou, com toda a naturalidade, para o rio. Afirmei que era um problema recorrente, sentido amiúde aqui bem no coração de Amarante, em pleno largo de S. Gonçalo e não menti.

Pois ontem, em plena tarde de dia eleitoral, com o Largo cheiinho de povo, voltou ao mesmo. Só que, desta vez não há fotografias mas, em sua vez, há um pequeno filme, que partilho aqui na blogosfera, para que todos os meus leitores saibam bem do que falo. Pena que ainda não se possa gravar o cheiro a m***a que se espalhou pelo Centro Histórico como fogo num palheiro!

Bom, pensando bem... melhor assim... é que corria o risco de ficar sem clientela...

Aqui chegada não posso deixar de agradecer a um leitor assíduo deste blogue, presumo que ainda por aqui se mantenha, e que foi meu aluno em tempos que já lá vão, exactamente na E. B. 2/3, contemporâneo do Ricardo Pinto, Luís Pereira de seu nome.

Muitíssimo obrigada, Luís. Fico tão contente por saber que também não és indiferente perante isto!

E aqui deixo o testemunho indignado de quem assistiu a tão peculiar cascata.

Eu bem digo! Isto ainda vai atrair turismo!

É que é original de carago! A nossa cascata é bem mais linda que as vulgares cascatas de água que existem por este país fora... não é?

ESGOTO DE AMARANTE EVACUA NO TÂMEGA EM DIA DE ELEIÇÕES

"Hoje que é domingo (27/09) e dia de eleições legislativas de 2009, em pleno centro histórico de Amarante, exactamente em frente à porta do Santo, o esgoto cumpriu mais uma vez, pronta e plenamente, o serviço de evacuação emergente no rio Tâmega. Tanto monta que a m-e-r-d-a siga o percurso na insuficiente e debilitada rede de saneamento ou seja aliviada sob o olhar incrédulo de quem passa e visita a cidade, seja qual for o dia da semana ou o mês do ano, se o destino do eflúvio em trânsito seria sempre o mesmo, quando na passagem só sobrecarregaria a ‘nova’ e já esgotada ETAR de Amarante.
Eram pelas 16H00. Enquanto a descarga eleitoral se mostrava nas urnas pouco concorrida o esgoto no centro urbano de Amarante fazia o seu abundante escrutínio. Com o superior enquadramento de dois monumentos nacionais (Ponte e Convento), no Largo de São Gonçalo (Praça da República), saído em jorro do alto da parede granítica a espelhar no rio Tâmega, o cenário do esgoto não podia registar melhor (pior) sinal da sua republicana existência. O som da descarga caída livremente sobre o metálico passeio pedonal e batida na pedraria granítica das rochas que fixam a margem sobranceira à Igreja do convento, conjugando os odores pestilentos que contaminavam a sombra onde se vendia o pão e o doce e apertavam a respiração dos transeuntes desde a Alameda Teixeira de Pascoaes, não enganava quanto à origem da fonte.
Não!... Aquele caudal lamacento e churro não provinha do endereço sombrio que acolhe a Câmara Municipal de Amarante nas costas de Pascoaes. Mas, logo ali, desde a Alameda ao Largo, se confronta a demagogia e o gongorismo da política local que fecha os olhos e o nariz a tanta imundice, nessa 'bica' nojenta de m-e-r-d-a urbana onde se reflecte o resultado da «seriedade» e do «rigor» que a autarquia de Amarante não consegue esconder aos olhos e nariz da cidade."
José Emanuel Queirós

Pode ler no seu contexto original se clicar aqui.

12 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Afinal cumpri, Elsa D.
Segunda-feira - dia semanal reservado à luta pelo Tâmega!

bugsnaEDucação disse...

Et moi aussi.It' already there.
E vou começar a campanha para as autárquicas...Campanha vai, campanha vem!
besito pa ti, Guapa.

www.angeloochoa.net disse...

e-mail que te enviei às 12:17 hoje:
Anabela, temo-me de que não leias em oportuno tempo este meu e-mail (outro dia recebi quase com meses de atraso resposta a e-mail meu para ti) mas o assunto é me parece suficientemente GRAVE para este -- será que já chegámos à China onde um comentário de crítica a status quo vulgo governo dá direito a ter toda a vida perseguições sobre o «delinquente...»
Peço pois reproduzas textualmente quanto segue já que após 6 tentativas falhadas (nem a teu blogue acedo) desisti mas te envio em past: meu comentário a «CRIME AMBIENTAL» :

Já enviei a incautos «esquerdas» foto de teu blogue com legenda:
«p.s.: estado a que chegou o tamega das lindezas...»
Nojo, Anabelíssima. Nojo. Dejectam sua obra (obra, de obrar, amiga) e urinam e vomitam sobre nossa alma.
Muita Rennie (passe a publicidade) terá que tomar, para aguentar, estômago de bom Deus cuja face assassinam com merda.
Não ligues à digressão teológica, que é mesmo assim que eu vivo este país de assassinos.
Bjs para ti, amiga das boas causas.
PS:
O mesmo querem fazer de outros insidiosos meios a Olo a Tua a «meu» Sabor, único riinho não poluido de Europa.

Anabela Magalhães disse...

Muitíssimo obrigada, Ângelo, pelo apoio à causa do "nosso" Tãmega.
Ampliar é preciso! Ampliar e ampliar até que os ocupantes transitórios dos cargos públicos, alguns que parecem ter grudado às respectivas cadeiras, não consigam mais conviver com esta vergonha e não suportem o seu pivete!
Beijinho

Em@ disse...

Pelo meu lado a campanha continua!
Beijinho

Anabela Magalhães disse...

E aqui deixo os meus agradecimentos à Em@, que sei actuar de forma não visível mas que actua com eficácia, e à Elsa Duarte que já ampliou a vergonha nos Lírios!
Thanks, Lindas!

Hélio Matias disse...

Não é justo este jogo!
Quem ousa pensar que as cataratas de Iguaçu ou do Niagara...são as mais importantes?!
Têm um repuxo igual a este?
Estão enquadradas numa paisagem urbana?
Não e não!
Então onde está a diferença?
No ESTERCO...meus senhores!

Anabela Magalhães disse...

De facto, Hélio, que atracção turística!
E eu que gosto tanto de viajar por países "atrasados" e nunca me foi dado ver qualquer outra cascata com este nível! E a sua localização? Não tem igual!
Miserável, Hélio!
Obrigada pelo apoio.
Beijinho

Luis Pereira disse...

Boa noite cara Professora!

Como futuro Técnico de Saúde Ambiental que serei, mas acima de tudo, como cidadão amarantino, é obvio que me preocupo com este problema do nosso rio. Nem sei se lhe chame problema, se esterquice, se o que é que lhe hei-de chamar. O que é certo é que estamos perante um gravíssimo CRIME AMBIENTAL, um ATENTADO À SAÚDE PÚBLICA, ao qual muita gente tem fechado os olhos. São de louvar as campanhas e as mensagens que a professora e outros afins tem tentado passar, assim como eu o faço na medida do possivel!

Haja esperança que isto mude rapidamente!:)

Anabela Magalhães disse...

Ora viva, Luís!
Que gosto em ver-te por aqui a deixar rasto da tua presença!
Esterquice é um bom termo, crime ambiental também e atentado à saúde pública também não fica mal!
Mal ficamos nós todos por termos de conviver com isto! Rodos... quer dizer... todos não, porque parece que há quem aprecie e nada faça!
Haja esperança, Luís!
Amanhã descerei ao rio mais uma vez. A cada dia que passa a situação é mais degradante.
Hei-de ser ouvida! Eu e mais uns quantos que se batem pela resolução de um problema absolutamente aberrante que é o Tâmega, hoje!
Muitíssimo obrigada pela tua atenção e apoio.
E agora um aparte... está tudo a correr bem contigo? É que não nos temos cruzado ultimamente... nem para doar sangue... :(
Beijinho grande
Ah! Os "nossos canteiros", no Pavilhão 4, aguentaram-se e estão lindos! As begónias estão viçosas e a ervinha lá continua, assim como os calhaus rolados. Dou aulas na mesma sala em que tinha a tua turma e lembro-me frequentemente de vós... tão pequeninos...
Uma maravilha!
Xi-coração

Luis Pereira disse...

Comigo está tudo optimo...o regresso às aulas foi bom, so atrapalha a procura de alojamento no Porto lol mas tudo se ha-de resolver! Pelo que vejo e tenho lido, com a professora também está tudo bem...finalmente parece ter encontrado paz na nossa EB!:) Relativamente aos canteiros, eles concerteza sabiam do seu regresso a qualquer ano e quiseram presentea-la com o seu bom estado de conservação :)

Beijos e boas aulas

CATÃO disse...

Projecto limpar Portugal:
Vamos limpar a floresta Portuguesa e Amarantina num só dia!!
www.limparportugal.ning.com

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.