quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Home ou a Importância do Conforto no Trabalho

Home ou a Importância do Conforto no Trabalho

Ser Professor implica, acima de tudo, trabalho duro para os alunos e com os alunos. Duro, mas prazenteiro! Bem sei que, para os iluminados do ME, Ser Professor é qualquer coisa que até pode passar por ser um professor colocado em funções de avaliação no âmbito desta anedótica avaliação do desempenho docente e, pasme-se!, em exclusividade! Olho para tudo isto com tristeza por ver o meu país, mais uma vez, esbanjar recursos a torto e a direito, parecendo nadar neles.
Continuo a remar contra uma certa maré de imbecilidade que se abateu sobre este país e quero, unicamente, continuar a trabalhar com os meus alunos e para os meus alunos, porque escolhi Ser Professora e não um simulacro de professora, e porque não há nada que pague a felicidade de ouvir, logo pela manhã e na segunda aula de História, um "Só faltam dez minutos para a aula acabar! Ó professora, devíamos ter aulas de História todos os dias!"

Vem isto a propósito de eu ter voltado a casa e de me sentir em casa na minha nova/velha Escola. De facto, voltei à "minha" Sala de História, à sala que ajudei a criar, depois de sugerida ao Directivo da altura, na pessoa da Elisabete, que se virou para mim e para a I e disse ser tal possível, apenas com o risco de ficarmos com horários um pouquito piores. Ok, pois arriscaríamos, em prol do investimento no conforto de possuirmos uma sala só para as duas, equipada com tudo o que fosse indispensável.
E a sala foi criada, durante o período de férias de Verão e, em Setembro, bolas! fui colocada na ESA!
Adeus E. B. 2/3 de Amarante! Adeus Sala de História!

E fiz um interregno de quatro longos anos.

Agora voltei. Voltei à "minha" Sala de História, onde lecciono todas as aulas de História e onde tenho todas as condições de conforto para o exercício da minha profissão.
A Sala de História está equipada com um computador fixo e respectivo teclado, projector fixo, televisão que possibilita a passagem de filmes vídeo, leitor de DVD e mantém ainda o velhinho quadro de parede. Ainda não tem quadro interactivo mas lá chegaremos, se tal for necessário. Como a sala é quente, qual não é com este calor?, está equipada com uma ventoinha de tecto para maior conforto de quem lá habita e tem até um relógio de parede, simpático, para melhor controlarmos as horas.
No armário, que serve simultaneamente de parede lateral da sala, coloquei já todos os livros de História do 7º ao 9º ano de escolaridade que serão úteis caso os alunos precisem de pesquisar para um qualquer trabalho de grupo, dicionário à mão para qualquer dúvida que surja na escrita e mapas, alguns verdadeiros documentos históricos do tempo da outra senhora, do tempo em que "tínhamos" ainda Províncias Ultramarinas.
Agora, e porque me sinto em casa, levarei alguns dos meus fósseis, as minhas réplicas de obras de arte do Paleolítico, o meu rolo de papiro feito tal qual os rolos de papiro dos escribas no tempo do Antigo Egipto, o meu papiro pintado e escrito com os célebres hieróglifos, a minha miniatura de sarcófago, os meus inúmeros documentários e o mais que agora nem lembro, colocando assim à disposição, também dos alunos que não são meus, materiais que eles simplesmente adoram manusear, observar, apreciar.
"Ó Professora... a Vénus de Brassempouy é tão pequenina!"
Pois é! Nada como concretizar e não deixar as coisas no abstracto.
E nada como ter deixado para trás a leccionação em salas múltiplas e variadas, completamente impessoais, áridas e vazias até dizer chega!

20 comentários:

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Quero desde já disponibilizar-me inteiramente para poder animar essas aulinhas tao rripixikiki - caso venha a necessitar de um...
birge- fóssil vivo!

ok?!
-----------------
NOTA: OS HONORÁRIOS E OUTRAS MORDOMIAS SERÃO DISCUTIDOS À POSTERIORI...
(GENERO 60 EUROS/HR + 40 EUROS DESLOCAÇÕES+ MATERIAL CONSUMIDO)

Anabela Magalhães disse...

Por acaso tu até que eras capz de me dar um jeito do carago para construires com os teus alunos umas cartas coisas xpto que eu cá sei!
E olha... amanhã de manhã estás livre?
Aceitas um encontro com esta menina?

Anabela Magalhães disse...

Quanto ao fóssil bibo... já chego eu, não acha?

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

amanha de manha?...humm, por acaso nao; vou à barbeira!
:-)
--------------------
1.-registei as seguintes expressões:
eras capaz"+ "um jeito do carago"+" "cartas coisas"+ "amanha estas livre"?
-----------
2.-bem vou-me travestir de um qq diogo-de-alarcao-está?-está-sim-está-a bendimar..!"

Anabela Magalhães disse...

Ai o meu teclado! Capaz! Certas!
Ah! Nâo aceitas! Mas atenção! A barbeira está de férias e só volta na segunda. Vem mesmo a tempo de me tosquiar a lã!

Em@ disse...

Assutaste o Clapinho ehehehe
Mas que bela sala heim?

Agora conta-me. Voltou a m*rda ao rio?

Deixei este comentário no Ramiro:
.....
Vou até à casa da Anabela Magalhães porque há uma luta que espera por mim. Nem que chovam picaretas se não levamos o caso do Rio Tâmega até às últimas consequências!
Olha Wegie, nestes casos apetece-me sempre usar o vernáculo!

Boa noite!
......

maria eduarda disse...

Fico contente por te saber feliz no teu local de trabalho!
Finalmente tens paz!
Só falta afugentar o trio das nossas "vidas".

Em@ disse...

Olá Dudú:
Domingo será o dia!
Besito

Anabela Magalhães disse...

O rio é a própria merdaca, Em@!
Fui lá mesmo ao fim da tarde e, embora tenha tirado fotografias elucidativas, amanhã de manhã, com sol, volto ao rio. Um nonjo!
Até me custa a acreditar que isto seja possível!

Anabela Magalhães disse...

Na minha sala de aula estou bem. :)
Sinto-me um peixinho dentro de água. :)
E só falta, Dudú!
Mas virá melhor?

bugsnaEDucação disse...

Bravo pela declaração de amor.
A propósito, amanhã há jantar romântico?

Virá melhor. Que não há mal que sempre dure.

Anabela Magalhães disse...

A ver vamos.
Que nada! Um para o Porto outra em Amarante! :)
Como te lembraste?!

Em@ disse...

Onde está a declaração de amooooooor, qu'eu num bi? Ou é código por causa de alguma data especial? :)

bugsnaEDucação disse...

A declaração de amor é aos alunos, à escola-home, à profissão.

Lembrei-me, então! Coincidência de 24s.:)

bugsnaEDucação disse...

Sim, Em@. Hoje devia haver comemoração a dois, lá para as bandas de Amarante.

Em@ disse...

Óooooooo Buuuuugs, pensei que tinha aparecido um apaixonado birtual à Anabela a fazer-lhe uma declaração de amor neste post. ehehehe

Então parabéns, lá para os lados de Amarante, a quem tem qualquer coisa para festejar. :)

Bjinho p'ra ti Bugs!

Anabela Magalhães disse...

Pois é! Foi uma declaração de amor mesmo à "minha" escola. :)
Pena é a "choldrice" do ministério que ainda permanece de pedra e cal!

Em@ disse...

Pois... e o resto? hum?

27 tá quase aí!

Besito tb p'ra ti.

Unknown disse...

Sempre cheia de genica, hein...a ESA não servia para ti....

Abraços

Anabela Magalhães disse...

Paulinho, meu querido, estás bem na tua nova escola?
Pela minha conversa já viste que eu estou muito bem! Kakakakaka
Temos que nos encontrar para tomar uma bica, está bem?
Beijinho grande para ti, com saudades...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.