segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Tâmega e o Esgoto ou o Esgoto do Tâmega



Poluição no Tâmega - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

O Tâmega e o Esgoto ou o Esgoto do Tâmega

As fotografias que hoje publico foram acabadas de tirar.
Estava eu a tomar o meu café matinal quando sou "surpreendida" por um cheiro nauseabundo a esgoto, em pleno Largo de S. Gonçalo. As pessoas que por lá passavam torciam o nariz perante semelhante pivete, a estrangeirada tirava fotografias a tão insólito panorama, e as pessoas lá iam percebendo e tomando conhecimento do "problema" que é esta constante falta de respeito pelo rio, permitida pelas entidades responsáveis cá do burgo.
Na verdade o problema é velho. E apesar das obras de alindamento do Largo de S. Gonçalo, com recurso a projecto do arquitecto Távora, galeria técnica xpto e da enormesca fatia de dinheiro do erário público enterrada naquela obra granítica, não sei como foi possível não precaver situações como a que hoje pudemos assistir e que foi apenas mais uma das muitas que ocorrem em pleno coração da cidade de Amarante.
Ao que parece, e segundo o técnico da empresa Águas do Ave que vinha "resolver" o caso, a tubagem foi mal dimensionada e, de quando em vez, a pressão exercida pelo detritos é de tal ordem que rebenta com umas tampas que por lá existem na galeria técnica criando uma cascata imunda, nojenta e pestilenta que cai cá bem de cima, em pleno muro que sustenta o Largo de S, Gonçalo, directamente para as belas margens do Tâmega, espalhando um líquido aromático que está longe de se aproximar de qualquer perfume tolerável.
Quando assim acontece é preciso chamar um técnico da empresa Águas do Ave, responsável pela manutenção da coisa. Quando vim para casa lá continuava o homem munido de duas tampas de substituição das tampas rebentadas, à espera duma dita cuja chave que lhe permitiria, finalmente, o acesso à galeria técnica e que, apesar de chique, tem os problemas que se vê.
O Tâmega, a jusante de Amarante, não está como aqui foi denunciado por obra do espírito santo de orelha. Os problemas são constantes, reais e estão à vista de todos. Todos os conhecem. As descargas para o rio são múltiplas e variadas e fazem-se nas nossas barbas. Os problemas são conhecidos. Só não são é resolvidos, o que eu lamento profundamente.
A nós, amarantinos, cabe-nos denunciar publicamente o que se vai passando por aqui e por aqui, com uma certeza - ou revertemos rapidamente a situação ou pagaremos bem caro esta falta de respeito pelos recursos hídricos.

3 comentários:

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

correm mansas estas aguas de inquietude deixa tar nao importunes agora é calmaria anda tudo ocupado nao podemos atender

bugsnaEDucação disse...

Nem posso crer no que os meus olhos vêem! Cascata da porcaria?
Nem posso acreditar no que os meus olhos ouvem! Galeria técnica XPTO?
Só se for como o inglês do outro!

Bea disse...

Mas vai começar a dar na consciência de alguns... espero que mesmo devagar toque forte

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.