segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Negociações - Ponto da Situação



Negociações - Ponto da Situação

Tenho evitado postar sobre esta nova novela, muito embora a acompanhe minimamente, apesar de manter um certo distanciamento, apenas e só por autodefesa, apenas e só porque não quero esticar demasiado a minha corda, sendo que preciso mesmo de guardar as minhas energias para aquilo que me interessa realmente - as minhas aulas e os meus alunos. E não me esqueço que no ano transacto acabei com a tensão alta e em consultas num cardiologista que mal soube a minha profissão me perguntou, entre o curioso e o divertido "Não me diga que está aqui por causa da Lulú?"
E não é que estava?! Por causa da Lulú, do Walter e do Pedreira...
Entretanto já descansei um pouco os meus neurónios da telenovela rasca que parece não ter fim e é agora inevitável que me envolva cada vez mais na luta, uma vez que chegou a hora de fazer o ponto da situação e tomar posição sobre estas negociações que, palpita-me, não chegarão a bom porto.
É certo que alguma coisa foi já conseguida, o modelo de avaliação foi alterado aqui e ali e aliviado, os titulares foram varridos do mapa, os professores avaliados com Bom podem chegar ao topo da carreira, blá, blá, blá... mas, também é certo que, com três estrangulamentos na carreira, no 3º, 5º e 7º escalões, ficaremos ainda pior do que antes, sendo que os mais novos terão muito mais a perder em termos de progressão.
Hoje será a vez do ministério apresentar a versão final duma coisa que, sinceramente, já me causa asco.
A FENPROF já declarou que não assinará qualquer acordo, posição com a qual concordo em absoluto.
Resta saber se a FNE roerá a corda dos professores.
Aguardemos.

Nota - Para ler a notícia, saída no Jornal de Notícias de hoje, é favor clicar sobre ela.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.