domingo, 25 de março de 2007

Perdida numa tenda T2


Home - Acampamento - Ghat - Líbia
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Perdida numa tenda T2

Líbia, 2004 - Primeira noite de acampamento em pleno deserto, algures nos arredores de Ghat.

Grande excitação pela noite dentro. O Zé não sabe onde dormir. Esperneia, esbraceja, fala alto. Não deixa a Salomé dormir. Não deixa ninguém dormir! A Raquel tem medo dos bichos e salta de tenda em tenda, mudando de companhia, entre homens e mulheres que ela mal conhece, até se sentir segura entre a Paula Coutinho e o Eugénio. A Valéria dorme fechada na tenda, toda coberta de roupa, onde eu sufocaria. Eu, o Artur e a Joana dormimos ao relento, num contacto íntimo com o deserto. A Mel está na tenda, mesmo ao meu lado. Penso que dorme.
Noite dentro acordo assarapantada com gritos lancinantes "Anabeeeeela, Anabeeeeela! Ajuda-me! Não consigo sair da tenda." O grito já tinha esmorecido na sua garganta e tinha-se transformado numa quase constatação angustiada. Ergui-me num ápice. Abri a tenda mesmo ao meu lado. A "porta" estava somente encostada. O que se passaria?
Deparo-me com um espectáculo inesperado. A Mel completamente perdida numa tenda T2!
E para quem não faz ideia do espaço duma tenda T2, passo a esclarecer que cabem dois colchões individuais, bem encostadinhos. Ao fundo duas mochilas pequenas. E é tudo!
O espectáculo é de facto inesperado. A Mel está de gatas, ao fundo da tenda, de rabo voltado para a entrada, às apalpadelas desesperadas tentando encontrar a saída de um espaço que, de repente, se tornou demasiado grande... ou demasiado pequeno.
Salvei-a e ainda hoje ela fala disso.

Por isso eu sei que é possível perdermo-nos dentro de uma tenda T2.
Sei até que é possível perdermo-nos dentro de nós.
Mas também sabes que estás em segurança com esta tia por perto. Acudir-te-ei sempre, mesmo que não grites por mim.

2 comentários:

sahel72 disse...

on passe des moments au desert dans le calm,c'est un reve pour tous ceux installent dans les grandes villes ou il y a des bruits.

Anabela Magalhães disse...

C´est vraiment un reve, mon cher ami!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.