quarta-feira, 21 de março de 2007

Al Khazned Farum ou o Tesouro do Faraó


Al Khazned Farum- Petra - Jordânia
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Al Khazned Farum ou O Tesouro do Faraó

Este é o monumento que ficou super popularizado por Indiana Jones num dos vários filmes da série com o mesmo nome. Indiana Jones chegava aqui montado no seu veloz cavalo. Eu cheguei aqui a pé, depois de percorrer demoradamente o Siq, ou seja, o desfiladeiro de vários quilómetros que dá acesso à cidade proibida, escondida, à cidade dos mortos. Pois é disso que se trata. Cheguei aqui absorvendo cada cambiante de cor, cada cambiante de forma, cada cambiante de textura, cada cambiante de luz e de sombra. As coisas excepcionais são para se saborear muito devagar.
Petra actual é uma falsa cidade. Quase tudo o que resta são túmulos. Uns monumentais pelas formas ou pelas dimensões, outros monumentais pelo minimalismo e pelas cores que são incríveis e inacreditáveis.
O Tesouro, provavelmente da época do rei Aretas I, de 84-85 a.C., é um dos monumentos melhor conservados de Petra. E um dos mais monumentais pelas formas e dimensões. Encontra-se mesmo à saída do Siq, num lugar protegido das intempéries e, durante muitos séculos, protegido dos estranhos. Era um segredo bem guardado dos beduínos locais.
A fachada mede quase 40 metros de altura e foi integralmente esculpido na parede do desfiladeiro. E as pessoas são pontos insignificantes perante tal monumentalidade.
Subimos até ao alto do desfiladeiro para vermos o Mosteiro, outro túmulo monumental de Petra. Subimos, montados em burros, centenas de degraus manhosos e rampas íngremes de causar arrepios. A subida é vertiginosa...e perigosa. Logo o meu burro tinha que se esbarrar contra uma parede! E eu também, que "estraguei" uma perna! Mas a subida continuou...com vertigens e calafrios. Pura adrenalina!
Et voilá!.. Al-Deir, o Mosteiro, vale cada degrau que se sobe. É o maior monumento de Petra e é também o melhor conservado. E o espanto continua. E continua. Até à exaustão.
O reino de Petra foi anexado no ano de 106 d. C. pelos romanos.
E lá se foram os Nabateus!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.