segunda-feira, 26 de março de 2007

Música e Concertos


Bilhete - Concerto - U2
Vertigo//2005 - Alvalade

Bilhete - Concerto - Prince
Prince & The New Power Generation: ACT II - Alvalade

Música e Concertos

A minha relação com a música iniciou-se aí pelos doze anos, mais ao menos pelo tempo em que experimentava o primeiro cigarro. Portugal acabava de sair de um longo período de ditadura, de um longo período de estupidificação, fossilização e estagnação. Experimentávamos as primeiras coca-colas, até aí proibidas, e ouvíamos os primeiros discos de vinil, de rock e de música pop. Durante a adolescência abrimos as nossas mentes a outras sonoridades. Disco, jazz, godspell... e eis que explodiu o punk. O movimento punk foi uma verdadeira cultura de contestação e eu adorei a sua sonoridade. Nomes como os Sex Pistols ou Nina Hagen eram para nós uma revelação e uma fonte de inspiração.
Assisti ao primeiro concerto no Porto. Iniciei-me com os Dexys Midnight Runners e a minha iniciação não podia ter corrido melhor. Junto ao gradeamento saltei, gritei e dancei ao som daqueles saxofones frenéticos, ao som de Geno. Falhei o concerto de Nina Hagen e de Ian Dury e ainda hoje me arrependo. Casei e fui mãe. E andei ocupada com outras vidas, ao som de outras músicas e de outras sonoridades. Quando a Joana tinha três anos começou a ir, comigo e com o pai, aos concertos. GNR, já com o Rui Reininho, espectacular em palco, Rui Veloso, nos seus tempos áureos, Chutos e Pontapés. Ainda hoje gozo com a Joana que adormeceu ao som dos Chutos, para aí dos Contentores, adeus ó meus amores... que me vou... para outro mundo!!!
Em Alvalade, saudoso estádio de Alvalade, dançamos ao som do meia leca "Sexy M. F." do Prince.
E chorámos de emoção, perante um estádio repleto. Setenta mil pessoas, em silêncio, a ouvirem Bono e os restantes U2. Setenta mil pessoas que por vezes explodiam em cantorias inenarráveis segundo as provocações de Bono. Bono conseguiu a proeza de pôr setenta mil pessoas muito próximas do histerismo! Eu estava lá e vi. Vi o concerto mais memorável da minha vida, integrado na tour "Pop".
Em 2005 não podia faltar de novo à chamada "Vertigo", agora no novo estádio José Alvalade. Tenho que abrir um parêntesis para informar que o novo estádio do Sporting é um vómito, um escarro. Para mim, que adoro arquitectura, foi um murro no estômago ver semelhante piroseira. Senti mesmo naúseas e tive vontade de vomitar. Felizmente as pessoas foram enchendo o estádio e taparam aquele colorido pimbalhão que me deu volta ao estômago e me fez mal à cabeça.

Fui brindada por um grupo que eu não conhecia. Kaiser Chiefs.


Adorei esta sonoridade punk-rock revisitada, e dancei, e cantei ao som de Everyday I Love You Less & Less. (Oferta do clip na hiperligação acima transcrita e oferta da letra no próximo post.)
E revi o Grande Bono e os restantes rapazes. Muito bom.
E em 2006 fui ver um grupo de dinossauros em palco.
Rolling Stones ao vivo e a cores no Estádio do Dragão e um Mick Jagger imparável em cima do palco. Surpreenderam-me pela positiva.
Gostaria de estar como eles aos sessenta anos. Imparável.

3 comentários:

mara disse...

Ora bem, se n fosses tu eu teria perdido os U2 em 96. Acho q nunca t agradeci! Se gostaste de Kaiser Chiefs, tenho umas coisas para te apresentar. A começar a música com a qual o Bono entrou em palco nesse dia em Agosto de 2005, Arcade Fire. Mas muitos outros. A referir o cartaz do festival Super Bock Super Rock deste ano: Klaxons, Arcade Fire, Scissor Sisters, Interpol, etc. Ouve também The Strokes, She wants revenge e Editors. A dizer dos Kaiser Chiefs que o novo album - Yours truly, angry mob - não é tão bom como o primeiro.

Anabela Magalhães disse...

Sim, ja ouvi e concordo. Mas continuo a dancar ao som de Everyday I Love You Less & Less!
Beijoquinhas de Fez!!!

P.S. O comentario vai sem acentos porque estou num teclado arabe!!

Anabela Magalhães disse...

Ah, e tambem me deves Marrocos!

P.S. Igualmente para o acento!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.