sexta-feira, 16 de março de 2007

Sahel


Sahel e as Minhotas - Serra de Arga - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Sahel

Quarta vez. Desta vez o líbio telefonou-me de Paris. Está lá em trabalho.
Perguntei-lhe se estava "dans l`Institut du Monde Arabe".
Respondeu-me com umas sonoras gargalhadas. Como só ele as sabe dar.
As gargalhadas do Sahel são as únicas gargalhadas que se eu tivesse que classificar meteria na categoria das gargalhadas sexys. Adoro ouvi-lo rir!
Disse-lhe para vir a Amarante. Que a minha casa é como se fosse a dele. Respondeu-me que não pois tem que voltar para Sebha, uma cidadezinha perdida algures no deserto, no sul da Líbia.
Mas diz-me sempre que tem saudades de Portugal. Da Serra do Marão e da Aboboreira. Dos rios. Da chuva. Do nevoeiro.
Aproveitei para lhe pedir para me deixar postar uma fotografia dele no meu blog ao que ele respondeu de imediato "Pas de problème!".
E por isso postei o Sahel no meu blogue, no meio do mulherio minhoto.
Foi um dia feliz este. Almoço para comemorar o fim da "Arte na Leira", um espaço de exposições alternativo, na Serra de Arga, em pleno Minho. E eu de dedo esticado sobre uma mesa imensa, a apontar as comidas e a dizer ao Sahel "Podes comer isto. Os enchidos têm carne de porco, não podes comer. Não podes comer aquilo!".
É que o Sahel, para além de líbio, é um muçulmano praticante e sério. Daqueles que não bebem álcool e que não comem carne de porco. Daqueles que rezam cinco vezes ao dia.
A primeira pergunta que fez quando entrou em minha casa foi "Onde nasce o Sol?"
E a imagem do Sahel a rezar, recatado e um pouco afastado de nós, no deserto, debaixo de um sol arrasador, está cravada na minha memória e é comovente.
Gostava de ter uma fé assim.
O Sahel é uma mistura explosiva nos dias que correm: líbio, muçulmano, negro. Mas também é uma pessoa sensível, educada, cuidadosa... parece que quer casar e ter filhos... parece que quer ter uma vida feliz.
Afinal, como qualquer um de nós...

3 comentários:

sahel72 disse...

je te souhaite une bonne courage pour faire ca..
bonne contunation et bonne chance..

Anabela Magalhães disse...

Merci bien, Sahel!
Je t`embrasse...

Anónimo disse...

Gostei e fiquei a saber alguma coisa do Líbio!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.