sábado, 8 de dezembro de 2007

Quelhas

 
 
  
 
Quelhas - S. Gonçalo - Amarante - Portugal
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Quelhas

Hoje continuo a postar as quelhas de S. Gonçalo. Não sendo a única freguesia aqui do centro com quelhas, S. Gonçalo possui, sem dúvida, o maior número delas.
As fotos acima postadas são da Quelha da Levada, ou dos Eirados, ou Quelha da Generosa Faria, e ainda do Largo e da Viela dos Eirados, que integram uma zona já muito alta da cidade que não fez muito parte dos meus percursos de infância, muito embora por aqui tenha passado, uma ou outra vez, com a minha avó Luzia. É uma zona que não difere muito das outras quelhas cá do burgo, marcada por uma ou outra casa recuperada, bastantes mais casas degradadas, algumas até completamente abandonadas e a caírem literalmente aos pedaços. Se esta zona não fez muito parte dos meus percursos infantis está hoje perfeitamente integrada nos meus passeios a pé pela cidade. Porque gosto destes percursos sinuosos, onde a luz por vezes mal penetra, porque gosto destes recantos irregulares, destas portas que se abrem e fecham deixando percepcionar o interior das casas, porque gosto destes portões que dão para jardins e pátios inesperados.
Gostaria de as ver de melhor saúde. Gostaria de as ver mais limpas. Acima de tudo gostaria de as ver mais vivas.

2 comentários:

Raul Martins disse...

E foi o 21 e o 16... de Dezembro... e foram estas quelhas e foram os bolinhos de que não me lembro o nome e... bolas... tenho é de sair deste blog porque já são quase 8.20 e tenho que fazer a barba e tomar banho que a maratona começa às nove e vai até ao final da tarde... e a minha sorte é que também fico a cinco minutos da minha escola... e, já não sei onde li... foi um de João, penso, num qualquer comentário: faça um museu de fotografia por aí e pronto... eu estarei na fila... e estarão muitos...
Carpe diem!

Anabela Magalhães disse...

Obrigada mais uma vez, Raul, pelo seu incentivo. Durante anos mal peguei na máquina fotográfica que ficou sempre a cargo do meu marido, excelente fotógrafo, incomparavelmente melhor do que eu. Com este blogue senti uma necessidade absoluta e imperiosa de fotografar a torto e a direito para ilustrar as minhas postagens. É o que tenho feito. Insisto, insisto, insisto, que eu sou o diabo de um escorpião persistente e não desisto na primeira curva do caminho.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.