sábado, 16 de fevereiro de 2008


Aniversário - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Aniversário

Hoje é dia de aniversário. O meu blogue, este blogue, faz hoje precisamente um ano de existência. Hoje fui confirmar a data da primeira postagem e surpresa... o meu palpite foi mesmo na mouche!!!
Relembro que o iniciei no âmbito de uma formação sobre Novas Tecnologias, orientada pelo Valente. Este, o segundo blogue aberto, o sobrevivente, foi precedido por uma experiência abortada que iniciei na formação sem ter a mínima ideia do que iria fazer com um blogue. Aliás, há um ano atrás nem era sequer frequentadora de blogues e estava completamente a leste deste mundo da blogosfera. Abri-o e escrevi a palavra olá. E mais nada. Não me saíu absolutamente mais nada. Já em casa tentei postar de novo... xiiii tinha-me esquecido da palavra passe. Vai daí abri o segundo que é este. Anotei tudo direitinho, código incluído, e atirei-me de cabeça para o precipício que é deparar-me com um espaço vazio, em branco/preto, que é preciso preencher todos os dias. Escrevi um texto sobre a morte da minha mãe que me andava a sufocar. Foi a minha primeira postagem. E depois andei a tactear. Depois de aprender a postar texto foi a vez de fazer experiências com as fotografias, ver tamanhos e formas. Seguiram-se as experiências com vídeos, o que também aprendi nas calmas, porque todos estes procedimentos no blogue têm uma característica comum que é a extrema facilidade com que se levam a bom porto. Introduzir hiperligações também não constituíu problema e o blogue foi crescendo e amadurecendo, espero eu, até hoje, dia em que ele completa um ano de idade e está na postagem 520. Já o interrompi, resultado duma crise existencial, que às vezes também tenho, mas não gosto mesmo de coisas interrompidas e vai daí retomei-o pouco tempo depois. Postar faz hoje parte das minhas rotinas diárias, como ir à escola, ir ao café ou sentar-me à mesa para comer. E descobri que postar nunca constituíu, para mim, um problema assim tão grande neste ano de escrita. E descobri também, quase a brincar, que era capaz de escrever, eu que nunca tinha escrito absolutamente nada em 45 anos de vida, e que nem durante a adolescência tive a pachorra de manter o costumeiro diário que toda a rapariga deveria ter naquele tempo.
Dúvidas sobre o blogue tenho muitas, sobre a qualidade dos textos escritos, sobre a pertinência dos temas abordados. Sei que me esforço por escrever um português escorreito e correcto, sem erros ortográficos nem faltas de acentos, mas a cada passo escapam-me gatinhos que numa posterior leitura descubro a miar aqui e ali. Mas também sei que se não faço melhor é porque não consigo, porque sei que cuido da imagem e da estética do dito, que procuro que seja sóbria e discreta, que cuido das mensagens escritas o melhor que posso e sei, e aceito isto como um facto.
Há textos de que gosto particularmente e outros nem tanto. Há textos que me continuam a provocar gargalhadas tal e qual como quando os escrevi. E outros que me fazem ficar com os olhos rasos de água. Afinal, este blogue é como a vida. Afinal este blogue é também ele a minha vida. Não toda, nem de longe nem de perto, mas muito do que eu sou está aqui e nem poderia ser doutra forma.
É que
"O meu blogue sou eu... mas eu não sou o meu blogue..."

11 comentários:

Dianinha disse...

Parabens...
Comecei a comentar a algum tempo...
Sem duvida que escreve um portugues muito direito...
Tem um blog com qualidade...
Parabens...
Boa sorte para o resto do blog...

bjs
=)

Vera Matias disse...

Parabéns :)
Mais de 500 posts num ano? Isso significa que foi mais de um por dia!
xD
Bjs

Anabela Magalhães disse...

Obrigada minhas queridas Diana e Vera. Já passou um ano, é verdade, e neste ano o blogue foi quase sempre uma companhia diária. Mais de 500 postagens... quem diria... estou um bocado exagerada, não? D)

Elsa C. disse...

Anabela:

Não é a duração que dita a perenidade do dizer, é a qualidade do dito e do que não é dito, quer dizer, do patente e do latente. E nesta matéria o teu blogue transmuta o efémero em perene. Ontem, como hoje, são necessárias Pessoas inteligentes, sagazes e, sobretudo, amadoras, no sentido etimológico da palavra, em tudo que as existencializa. Aguardarei novidades tuas porque é o teu blogue, ainda que este seja uma ínfima parte do que és...

portugalilainen disse...

Bodas de papel! Outras se seguirão...
Portanto, parabéns ao teu blogue (e a ti, claro está).
O portugalilainen, em ano e meio de vida, vai a caminho do 38º "arremesso", fruto da alimentação pouco mais que mensal a que o habituei.
Muito, muito obrigado pelos parabéns que há dias nos desejaste (a menina também agradece!).

Anabela Magalhães disse...

Obrigada pelo teu incentivo, Elsa.
E obrigada por te teres tornado uma leitora deste meu blogue construído sobre tantas dúvidas, incertezas e inseguranças. Mas também construído com uma vontade enorme de arriscar e de partilhar. Eu sempre gostei de um bom desafio e partilhar-me assim constitui um enorme desafio a mim mesma. E tenho de confessar-te... estou a gostar.

Anabela Magalhães disse...

Obrigada pelos parabéns, Zé, vindos de tão longe até chegam cá mais "calorosos"!
Quanto a vocês os dois façam lá por fazer bodas de papel e as outras todas que se seguem na escala de bodas! Vá lá, venham na minha peugada, com uma pegada segura, firme, vigorosa, entusiasmada, apaixonada!!
Beijocas muito grandes para ti e para a menina do forcado. D)

Céu disse...

Estes muitos posts, centenas pelos vistos, foram “momentos”, alguns pequenos e passageiros, pequenos e eternos, grandes e passageiros, grandes e eternos, mas sempre o testemunho da tua alegria, simpatia, amizade, sensibilidade, perspicácia, inteligência, acutilância, e finalmente autenticidade e fazem com que todos estes “momentos”, sejam únicos e muito especiais, para mim.

Posso-me ter esquecido da data do aniversário do teu blog, mas não me esqueço do teu blog!

Anabela Magalhães disse...

Olha, Céu Costa, fiquei de olhos rasos de água.
Obrigada por me pintares de forma tão colorida e me deixares tão sensibilizada. Se os atributos com que me caracterizas tiverem um fundo de verdade então isso só pode querer dizer que estou no bom caminho para me tornar uma pessoa melhor. E eu tenho-me esforçado por isso, a cada dia que passa. E este ano, coincidente com a vida útil do meu blogue, foi um ano difícil, difícil, como de resto tu bem sabes.
Quanto à tua amizade de tantos e bons anos já sabes que é retribuída pela minha que não lhe fica atrás!!!
E continua a rir e a chorar, se for caso disso, com este blogue. Sobretudo a rir, que eu sei que adoras. D)

Uma coisa como que assim disse...

Tenho para mim que a fidelidade é o Valor, mais do que qualquer outro, por se impor por si. Poderás ser generoso, humano, recto, honesto... mas para o manteres terás sempre que ser fiel aos valores que acolheste como os teus. A arte de não ler é também muito importante, ensina-nos a ler o que realmente interessa e não o que, por moda, é seguido por multidões em determinada altura.
Costumo ser fiel ao teu blog.
Parabéns.

Anabela Magalhães disse...

E eu só te posso agradecer, sensibilizada, a fidelidade que dedicas ao meu blogue. Estas palavras, vindas de ti, tão parco em palavras partilhadas, soam de forma especialíssima nos meus ouvidos. Demorou mais de um ano. Mas valeu a pena a espera. Obrigada.
:)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.