domingo, 24 de fevereiro de 2008

É a cultura, estúpido!

O "post" de hoje é uma reflexão sobre um artigo, saído na Visão, de 14 de Fevereiro de 2008, na secção Sociedade, e intitulado "É a cultura, estúpido!"

Pois o dito artigo, da autoria de Cesaltina Pinto, dá conta da deslocação do major Valentim Loureiro e do vereador do Ambiente Joaquim Castro Neves, ao Pavilhão Multiusos de Gondomar, onde ambos assistiram ao I Salão Erótico do Porto. O assunto não me interessa particularmente. Nem que se tenha realizado o tal de Salão Erótico do Porto, nem que o major e o vereador o tenham visitado. O que me espanta é a publicação deste artigo numa revista como a Visão, mais parecendo que terei comprado, por engano, o 24 Horas, mais dado à notícia de fait-divers, à notícia bombástica e escandalosa ou mesmo pseudo bombástica/escandalosa. O que me espanta é a construção da notícia, é a linguagem utilizada pela jornalista, que escreve pérolas como «Tudo indica que o objectivo principal de Valentim Loureiro e Castro Neves - dois dos arguidos do Apito Dourado - fosse, antes, o de apreciar a qualidade da "fruta", termo consagrado nas escutas telefónicas para denominar as meninas responsáveis pelo entretenimento dos árbitros. Por isso, o major não hesitou em beliscar o mamilo de uma das artistas e recorrer a um privado para avaliar de perto o show lésbico. Tudo "sem complexos", já que, para Valentim, tudo isto é "cultura sexy", como referiu ao Jornal de Notícias.»
Pode até ser um defeito meu. Posso até estar demodé. Posso até estar a ficar obsoleta por não conseguir, de facto, acompanhar toda esta "cultura" a que o major chama de "cultura sexy". É que para mim isto é tudo menos cultura sexy. É que para mim, pelo contrário, cultura sexy, ou cultura de outro tipo qualquer, terá sempre a ver com respeito pelo outro, com dignidade da pessoa humana. E daqui recuso-me a sair. A cultura a que o major se refere como "cultura sexy" transborda de cultura rasca, transborda de cultura não acima do nível da sarjeta.
É o caso deste artigo, disfarçado de notícia, disfarçado de artigo pseudo-engraçadinho com que nos tentam abastardar.
Só me apetece dizer

"Não, não é a cultura, estúpido!"

Nota - Este post sairá sem a costumeira fotografia. Neste caso por respeito às meninas do show lésbico.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.