quarta-feira, 8 de outubro de 2008

On-line

Depois de um período em que andei desaparecida da net, afogada em trabalho, quase sufocada e em estado de exaustão física e intelectual, resolvi alterar algumas condutas na minha vida.
Assim, hoje foi dia de ir ao café, local que sempre frequentei, e de onde tenho estado desaparecida, em combate inglório travado contra grelhados, para que não continuem a perguntar ao meu pai se eu estou doente, ou se se passa alguma coisa comigo.
Foi ainda dia de tomar outra decisão e de decidir continuar on-line para os meus alunos, para os meus ex-alunos e para os meus amigos também. A papelada pode esperar. Decidi não me deixar grelhar em grelhados doidos impostos pelo ME e pelas escolas seguidistas e, palpita-me, tubos de ensaio para a avaliação de desempenho. Se o tempo não me der para tudo paciência. Mandem-me prender que é da maneira que tiro uns dias de descanso bem merecidos.
Depois de falar no msn com o Rafael, meu ex-aluno da EB2/3 de Amarante, que está já na faculdade, hoje foi igualmente dia de me entrar pela casa adentro o Cristiano Costa, meu ex-aluno do 7.º, 8.º e 9º G e agora aluno da turma do 10ºCT3. Pois o Cristiano deixou de ter História, tendo agora "apenas" Biologia/Geologia, Física/Química, Inglês, Português, Matemática, Filosofia, Moral, Ed. Física.
E a dado passo da nossa conversa disse-me esta coisa extraordinária que, com a sua licença, transcrevo.

ANABELA diz:
e as tuas aulas?
ANABELA diz:
está tudo a correr bem?
CriST1An0 CoStA diz:
vou-lhe dizer uma coisa, ando com mtas saudades das aulas de historia

Confesso que o Cristiano me deixou a sorrir de orelha a orelha e ao mesmo tempo de olhos rasos de água. Porque nunca me senti tão mal, profissionalmente falando, graças a políticos incompetentes que decidiram colocar a Educação em alvoroço e que decidiram deixar os professores com as vidas num inferno. Porque tenho pensado mandar tudo às urtigas, porque tenho pensado mandar bugiar quem brinca assim com assuntos tão sérios como os da Educação. Porque ainda ontem abri as minhas torneiras e deixei a água escorrer-me livremente pela cara, de fúria, de frustração, de desilusão.

Por isso obrigada, Cristiano, eternamente grata pelas tuas palavras que me ajudarão a corrigir trajectórias confusas e errantes neste início de ano lectivo.
A professora volta a estar on-line!

4 comentários:

Passiflora Maré disse...

Anabela fiquei contente por si.
Mas o melhor é arranjarem alguma forma de minorar os erros da nova situação, porque no imediato, ela só tende a piorar...
Bj

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Passi. É por ter essa consciência que ando tão preocupada. Estou farta de comentar com o A "Mas alguém me paga para pensar?"
Mania a minha de não engolir tudo o que me dão e me servem de bandeja!
Continuo a esbracejar e a espernear. A ver vamos no que isto dá.
Nem tenho passado por sua casa. Que tristeza!
Beijinhos

EMD disse...

Viva o dia da resolução sensata!
Eu sei que não seja fácil, se é que é exequível, pôr o coração ao largo...
Por aqui dançamos, mas sempre com a sensação de que é na corda bamba, percebes?
Por falar em dança, toma lá um remédio:
http://www.youtube.com/watch?v=2QjdgkBdOmA
Beijoquinhas, muitas!

Anabela Magalhães disse...

Percebo, Elsa. Por aqui dançamos mas já em direcção ao abismo colectivo. É só dois passos à frente! :)
Beijocas boas e grandes

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.