segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Uma Escola, Um Autocarro

"Protestos contra novo modelo de avaliação
Movimentos de professores agendam manifestação em Lisboa para 15 de Novembro

13.10.2008 - 19h47 Lusa

Os movimentos de professores agendaram para 15 de Novembro em Lisboa um protesto contra o modelo de avaliação de desempenho que está a provocar um “enorme cansaço e saturação” entre a classe. A iniciativa está a ser divulgada através de blogues, mensagens de telemóvel e correio electrónico, o lema de protesto da manifestação é “uma escola, um autocarro”."A implementação do modelo de avaliação de desempenho está a provocar um cansaço e saturação enormes entre os professores, que passam horas e horas a preencher grelhas, fichas e planos que não têm nenhuma repercussão positiva na qualidade das aulas e no processo do ensino e das aprendizagens", afirmou Octávio Gonçalves, coordenador do Movimento Promova.Segundo o coordenador o sentimento da classe é que não há nada para negociar, já que rejeitam de todo o modelo de avaliação “e o seu fundamento, que é a divisão da carreira em duas categorias hierarquizadas", acrescentou Octávio Gonçalves.O Movimento Unidade e Mobilização dos Professores e a Associação dos Professores e Educadores em Defesa do Ensino são outras entidades que estão a tratar da organização logística do protesto."Os professores estão a divulgar a manifestação em nome individual, sem pertencer a nenhum movimento, associação ou sindicato. Esta manifestação é espontânea e traduz a vontade dos professores e o sentimento de cansaço, frustração e indignação que sentem nas escolas", afirmou.Os movimentos cívicos de professores surgiram no início do ano um pouco por todo o país. A maioria contestou o entendimento alcançado em Abril entre Ministério da Educação e sindicatos relativo à avaliação de desempenho. A última manifestação de professores, organizada pelos sindicatos, reuniu em Lisboa mais de 100 mil pessoas, a 08 de Março.A Federação Nacional dos Professores também já admitiu uma manifestação nacional em Novembro. No entanto, o sindicato reúne terça-feira com a Ministra da Educação para debater horários de trabalho, avaliação de desempenho, concurso de professores e outras matérias. Dependendo das respostas da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, a federação vai conversar com os restantes sindicatos da Plataforma para decidirem se avançam em conjunto para mais um protesto nacional."

4 comentários:

EMD disse...

Posso passar por "mete nojo", mas quero lá saber. Que raio de coerência esta: vão às manifestações, falam alto mas continuam a concorrer a titular e apressam-se a cumprir as ordenzinhas.
Desculpa mas isto revolve-me o estômago.

Anabela Magalhães disse...

Então eu também sou uma "mete nojo". E já somos duas. :)

EMD disse...

Ainda é o que vale, encontrarmos alguns poucos brilhos de lucidez para nos estearmos.
Desejo ardentemente que se encontre um consenso à volta das razões fundamentais e que a mensagem passe clara e desassombradamente para o mundo.
Um abração

Anabela Magalhães disse...

Abração para ti também e beijo enorme, querida amiga.
Continuamos a entender-nos tão bem!
À distância, mas tão bem! :)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.