terça-feira, 14 de setembro de 2010

Verdade?

Verdade?

"Estado aumentou a ajuda para a compra dos livros escolares"

Quem lê a notícia assim, a seco, até parece que sim, que está bem, estaremos em ano de eleições legislativas? - pensamos nós perante tanta generosidade... aí vem ajuda que se veja... mas, ó depois, vai-se a ver... e... pois, a montanha pariu um rato.
Os aumentos são de tal modo ridículos que melhor seria estarem quietos.
Bem sei, depois não poderiam afirmar que aumentaram a comparticipação... ou melhor, pensando bem... e atendendo ao historial... será que não podiam?

4 comentários:

Ricardo Pinto disse...

Um valor altíssimo, mesmo; até acho que o défice se vai agravar com tamanha doação!

Ricardo Pinto disse...

Porque nem sempre me é possível acompanhar a blogosfera, mas vou tentando, dentro do possível, não pude deixar de ler alguns comentários que foram tecidos sobre o post- sala de história. Felizmente, eu fui aluno da prof. Anabela Magalhães, precisamente há 7 anos. Devo lembrar que desde então, pouco ou nada mudou na atitude desta professora, na maneira de estar, na maneira de «dar na cabeça», quando é preciso, mas também «na maneira» de elogiar o bom trabalho dos alunos. Creio que o blogue Anabela Magalhães mais que enaltecer a sua vida de professora, antes pelo contrário, veio é mostrar o trabalho, o empenho dos alunos. É certo que em todas as classes profissionais há dissabores, há carga horária, daí este blogue se enquadrar maioritariamente na classe dos professores. Daí, temas ligados à educação; mas porque nem tudo deve ser horrível, desilusões, na educação, são esses momentos que nos enchem de orgulho, em ver crescer a nossa escola. Conhecimento esse, que é passado, através do blogue, que caso não fosse relatado, jamais teria conhecimento, longe da escola. Por isso afirmo e repito, mais blogues como este deviam surgir, vir mostrar o que melhor se faz nas escolas; porque o mérito não é dos professores, que não saão aumentados ou promovidos por isso, mas sim dos alunos, que têm a oportunidade de saltar da teoria que enche os livros, à prática, e agora que se fala tanto em 3D. A Anabela, a prof. Anabela sabe há muito a admiração que nutro por ela.
Só quis deixar o testemunho de alguém que frequentou aquela escola 5 anos e que a revê todos os dias através deste blogue.
O verdadeiro professor não é aquele que resume o seu trabalho às 4 paredes de uma escola, mas que nos ensina a viver o dia-a-dia; que nos ensina através do que ensina aos outros.
Tenho dito.
Ricardo Pinto

Anabela Magalhães disse...

Pois... acho que é desta que tombamos, Ricardo!
Quanto ao teu segundo comentário só to posso agradecer.
Fico feliz porque sei que sabes distinguir as coisas e já sabes como eu sou, conheces-me do interior da sala de aula, onde de resto não sou diferente do que sou cá fora.
Com o blogue passei a aproveitar acontecimentos verdadeiros, bons ou maus, que os há dos dois tipos espalhados neste blogue e tu que o descortinaste há mais tempo já tiveste oportunidade de os ler, para ilustrar a complexidade da vida de um professor. Ao falar sobre eles reflito sobre eles e penso no que correu mal ou bem, tento arranjar estratégias de remediação que eu não gosto de deixar pontas soltas atrás de mim.
E nunca se agrada a todos, a gregos e a troianos, apesar do nosso esforço nunca se agrada a todos nem dentro, nem fora da sala de aulas.
Mas, se estamos convictos da nossa razão, apesar de um ou outro dissabor pelo caminho, caminhemos com passos seguros chamando os bois pelos nomes, educadamente,que a educação fica-nos sempre bem e a gente gosta.
Continuarás a ler "A Nossa Escola" no meu blogue, através daquilo que escrevo, sempre um relato de acontecimentos passados na realidade, decorrentes da minha percepção dessa realidade, e continuarás a ler muito mais nas entrelinhas que por aqui vou deixando a flutuar...
Mesmo correndo o risco, conscientemente assumido, de passar a imagem, errada, de que os posts deste tipo, relacionados com o meu trabalho, servem para me enaltecer enquanto profissional.
É uma discussão do catano que amiúde se trava neste blogue. Quem aqui chega de novo e desconhece o que está para trás e cai num post deste tipo é bem capaz de lhe ocorrer o pensamento "Olha-me esta a armar-se ao pingarelho!"
Quem me conhece sabe que eu não me armo ao pingarelho, mas que sou uma pessoa activa, jamais passiva e isso já tem dado origem a confusões.
Que posso eu fazer? É a vida! E a vida, com todas estas nuances, é interessante como o raio que a parta, não é assim, Ricardo?
E ainda me estás a dever um reencontro...
Beijocas

Ricardo Pinto disse...

Quanto ao reencontro está em banho-maria. Não obstante e porque também me considero uma pessoa activa, que apesar de não ser professor, como sabe adoro a comunicação, o estar em frente a um auditório e como sei que as suas aulas são cheias de vida, um dia destes preparo uma apresentação para algumas das suas turmas e terei todo o gosto em ir dá-la consigo. É sempre bom gerarmos uma discussão em torno de um assunto, um debate, quiça dentro da sala de aula - história da comunicação desde os primatas, enfim uma panóplia de assuntos interessantes.
Até breve!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.