sábado, 13 de novembro de 2010

Apenas Falta de Educação e de Respeito

Apenas Falta de Educação e de Respeito

Hoje deparei-me com uma situação deveras insólita, de falta de educação e de falta de respeito, aquando da Conferência sobre a I República, a cargo do Professor Doutor Fernando Rosas.
Sentada, em má hora, talvez na quarta fila a contar do fim, passei praticamente toda a conferência a ouvir um zumbido constante, perturbador e insolente, que vinha da penúltima fila da sala, mesmo por detrás de mim, e que incomodava a concentração das pessoas que por ali se sentaram e que foram, ao que sei, voluntariamente, prescindindo de parte do seu sábado, não para se mostrarem, não para saírem na fotografia, mas apenas porque o tema genuinamente lhes interessava. Pelo menos assim foi comigo, que apenas vou ver e ouvir o que me interessa, por esta ou aquela razão, sempre que tenho disponibilidade para isso.
Ora as melgas, sentadas lá atrás, faltaram ao respeito ao orador, em primeiro lugar, e em segundo lugar a todas as pessoas que incomodaram com o seu zumbido de tertúlia conspirativa inadiável que, pelos vistos, teve de ser tratada ali mesmo e àquela mesmíssima hora, para grande desconforto e incómodo de alguns presentes que tiveram o extraordinário azar e infelicidade de ficar por ali perto.
A conversa primeiro processou-se entre pessoas sentadas lado a lado, fazendo-me desejar uma lata de poderoso Dum-Dum que pudesse esguichar para cima daquela falta de educação e de respeito e que na hora neutralizasse as melgas.
De seguida, e à falta de companhia lateral, a conversa processou-se com o indivíduo virado parcialmente para trás, zumbindo, zumbindo, por vezes perturbando mesmo a audição do orador, figura que eu escolhi escutar nesta minha tarde de sábado. Quando finalmente olhei descaradamente para trás, pelos cabelos com a falta de educação e de respeito, com a atitude e a pose sobranceira demonstrada, com o exemplo de tudo aquilo que abomino e não permito aos meus alunos, dentro duma sala de aula, nem mesmo aos meus alunos de CEF, quem vejo?
Pois era "apenas" o Director do Agrupamento de Vila Caiz que ali deu um exemplo exemplar de tudo o que não deve ser a Educação em Portugal.

8 comentários:

EB1| JI Torreira - Fregim disse...

Nem quero acreditar!!!
Estive para ir...ainda bem que não fui.
Bj Flora
Amanhã vou ao café.

Anabela Magalhães disse...

Acredita. A cena foi pública e testemunhada pelas pessoas que estavam mais próximo do exemplo exemplar do que não se deve fazer.
Absolutamente intolerável. E lamentável também.
Amanhã também irei ao café.
Lá nos encontraremos.
Beijos

Anabela Magalhães disse...

Ah! Mas apesar da tristeza da cena devias ter ido... perdeste uma excelente conferência.

Hélio Matias disse...

Não fui à conferência...nem amanhã vou ao café...convosco.
Mas já pedi a minha inscrição para Mesão Frio num Curso de Formação, não sei em quê nem para quê, mas sempre recebo 200 €.
Que diabo com a minha provecta idade também tenho direito a estas benesses e depois...os outros portugueses pagam.
Obrigado Pátria.
Ip!

Anabela Magalhães disse...

Que pena não podermos, amanhã, usufruir da sua companhia para uma tertúlia acafezada, café que é o melhor sítio para alimentar tertúlias quentes e aromáticas.
Presumo que gostaria da nossa companhia. Quase tudo professoras... um professor universitário... estudantes universitários... e outras profissões à mistura para não monopolizarmos o tema da conversa... kakakakaka... e já assim sabe deus!
Agora, se vai para Mesão Frio, terá que parar cá no burgo.
Ip!

Hélio Matias disse...

Esqueci-me de dizer que só vou para Mesão Frio se me garantirem que não vou ter como colega de carteira o Director do Agrupamento de Vila Caiz.
Sinceramente tenho pena de não integrar essa tertúlia "acafezada"...que é um momento que não dispenso no quotidiano, sómente não tem o nível das companhias aí presentes.
O gozo, a alegria e o que não devem aprender , discutir.
Essa é de certeza uma outra ESCOLA bem proveitosa e rica!
Aqui chove a cântaros!

Anabela Magalhães disse...

A nossa tertúlia é, por vezes, deveras excepcional. Ganha sempre esse estatuto quando a nós se junta o aviador. Que beleza de amigo, Hélio! Já lhe dediquei um post que, penso, gostará de ler e que está enterrado neste blogue no ano de 2007. Aqui vai ele.
http://anabelapmatias.blogspot.com/2007/04/o-aviador-cus-de-portugal-o-aviador.html
Da minha tertúlia também faz parte o geógrafo, meu irmão... haveria de gostar de falar com ele...
O director de Vila Caiz não faz parte desta cepa, por isso estaria a salvo e também presumo que não vá para Mesão Frio porque ele fez "essas novas oportunidades" há muito. Foi um dos primeiros. Como sabe nisso os pê êsses vão à frente.
Basta ver o exemplo exemplar do primeiro.
Ip! E siga o baile! E o faducho! Ai que país tão maravilhoso, tão cheio de graça!

Anabela Magalhães disse...

Ah! E aqui já choveu a potes!
Ip!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.