quinta-feira, 26 de maio de 2011

De Pequenino Se Torce O Pepino


EB 2/3 de Amarante - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães


De Pequenino Se Torce O Pepino


A história que hoje narro é exemplar de uma certa baralhação que por aí reina, neste nosso país à beira mar plantado, e passou-se hoje mesmo, dentro da Sala de História, onde alunos meus faziam teste à dita disciplina.

Ao ouvir um bichanar bichanado, durante a realização do teste, ergui a voz contra a batota, que não deve ser feita, e adiantei-lhes que é por isso que o país está como está, por ser um país de batoteiros, onde nada do que parece é e nada do que é parece. E depois criticamos os políticos... continuei eu... como, se nós nos comportamos também assim? Primeiro devemos olhar para nós próprios...

E estava eu neste chá sentido quando um aluno começa a sorrir-se, genuinamente, sem qualquer sombra de gozo, sorriso franco e incontido no rosto... o que, confesso, me deixou perplexa, ainda para mais quando o aluno em questão é de uma educação à prova de bala.

Mas mais perplexa fiquei quando, questionado sobre a razão do seu sorriso, ele me diz, francamente "Acho piada a professora estar a dizer-nos isso..." E quando o voltei a questionar sobre o seu sorriso e a sua resposta, o dito responde-me, com um sorriso mais do que cândido a acompanhar a resposta, que foi quase um misto de lamento e de estupefacção "É que nós somos muito novos, professora... "

4 comentários:

Eduard Capestru disse...

Devo admitir que foi um acto pouco responsável da minha parte para consigo contudo ainda por cima já deveria ter normas de um jovem adulto.
No entanto como jovem devo admitir que não compreendo suficientemente o estado do nosso Governo e talvez seja por isso que cometi tal acto infantil.
Mas é graças a si Sr. Professora Anabela Magalhães que fiquei mais consciente do acto cometido anteriormente agradeço que tenha visado e insistido ao me chamar a atenção a acerca do mesmo para que no meu futuro Professional e inter-pessoal não volte a fracassar como o fiz hoje.
Se não o tivesse feito sinceramente seria só mais um dia que teria passado mas este dia ira mudar o rumo e a minha consciência futuramente.
Agradeço-lhe muito !!! Eduard Capestru

Anabela Magalhães disse...

Bolas, Edu! Assim estás identificado! E não havia necessidade... :):):)...

Tenho que reconhecer que a tua reacção foi insólita, jovem adulto. Mas não foi nem de longe, nem de perto, um fracasso. Foi espontânea, como tu és, e deixou-me a pensar...
Acho que todos na turma ficaram mais conscientes do feio que é fazer batota... espero eu... que não me canso de sonhar de olhos bem abertos... eheheh...
Não precisas de me agradecer o chá... é minha obrigação, enquanto docente, não desistir de vós.
Beijinhos, meu querido Edu, amanhã lá estamos com os nossos sorrisos de sempre... ;)... genuínos...
AH! E que surpresa teres comentado o meu post!!!

Anónimo disse...

Professora aprendi isto consigo em que nós como pessoas civilizadas deveremos encarar os nossos problemas e não fugir aos mesmos pois isso não nos trará desvantagens mas sim pelo contrário vantagens assim mesmo não tem relevância a minha identificação.
Quanto ao ter comentado acho que depois daquilo que a professora vez por mim seria o mínimo da minha parte que poderia fazer ainda de sublinhar que aprecio muito o seu trabalho como educadora.

Anabela Magalhães disse...

É isso, Edu, problema surgido, problema resolvido logo que possível. Se começarmos a acumular problemas, eles avolumam-se dentro da nossa cabeça... e a nossa cabeça é um local que deve merecer todo o nosso respeito. Já sabes. Não as queremos fundidas... eheheh...
No fundo admiro-te por chegares aqui e assumires o teu erro, com clareza. Eu sempre procurei manter essa atitude de humildade. Não há ninguém perfeito. Todos cometemos erros desde que sejamos pessoas actuantes. Os que nos separa de muitos é que uns assumem os erros, enquanto os desprezíveis varrem a porcaria para debaixo do tapete e fazem de conta que ela não está lá.
Não faças isso com a tua vida, Edu. :) Para conseguires adormecer em 5 minutos ao longo da tua vida, que eu espero seja longa e feliz.
Ah! E a pontuação do teu texto? Comeste-a? Eheheh... já sabes do que a casa gasta...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.