segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ronda


CEF de Pastelaria/Panificação - EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Ronda

Comecei a ronda logo pela manhã, calcorreando as pastelarias/padarias locais que, durante 30 dias úteis, albergarão nas suas fábricas os meus meninos e meninas do CEF de Pastelaria/Panificação.

Está quase tudo sob controlo, faltando-me apenas resolver um problema pontual que se resolverá em três tempos, espero, e de resto correu tudo segundo o previsto, com os alunos a chegarem aos seus locais de estágio às horas combinadas, quase todos de madrugada, que o trabalho nestas casas assim o exige para que haja pão quentinho logo pela manhã e bolos fofinhos a tentarem dar cabo da nossa linha de tão apetitosos que se apresentam perante os nossos olhos gulosos.

experimentei uma cavaca acabadinha de fazer por métodos ainda tradicionais, nada de massas pré-feitas que tudo ali é realizado como sempre foi, oferecida com insistência por duas simpáticas pasteleiras. A cavaca estava deliciosa e saboreei-a enquanto olhava demoradamente o meu Tâmega, pensando no privilégio de alguns que estagiarão tendo-o literalmente aos seus pés.

Por todo o lado recebi simpatia e elogios muitos aos meus meninos e meninas, muito trabalhadores e educados e por todo o lado senti um excelente ambiente de trabalho com caras risonhas e bem dispostas por parte de padeiros e pasteleiros que orientarão o estágio a estes meus dezoito alunos que deverão, eles sabem-no bem, deixar atrás de si um imagem irrepreensível de educação, limpeza, trabalho, responsabilidade.

Em causa estão eles, os alunos, nós, os seus professores, e toda uma instituição que se quer afirmar pela qualidade exigida na formação ministrada. Em causa estão os estágios dos futuros alunos deste curso que também precisarão encontrar portas abertas para acederem à formação em contexto de trabalho.

E todos eles já interiorizaram muito bem esta responsabilidade.

Que satisfação chegar a este ponto, olhar para trás e ter a consciência de todo o trabalho realizado até aqui, muito, mas que agora dá os seus frutos!

Obrigada a todos. Sem um trabalho em equipa, que envolve professores, encarregados de educação, funcionários e direcção da Escola o trabalho que está feito não seria possível.

Quanto aos meus leitores... considerem-se servidos... de pastel...

4 comentários:

Anónimo disse...

Os teus pasteleiros são uns "doces"
Felicidades para o estágio
bjtos
Zinha

Anabela Magalhães disse...

É certo. Tu também os conheces... :)
Muito obrigada pelos votos! :)
Beijocas

Raul Martins disse...

Regsito e fico feliz pelos elogios que foste recebendo pelos belíssimos "pasteis" humanos que foste "fabricando" (assim como a tua instituição, o trabalho de todos, como muito bem dizes)... É o que nos dá alento e nos faz acreditar nos jovens e na nossa entrega à beleza que é a educação.
Parabéns, mais uma vez.
...
Já me servi, virtualmente, do pastel.

Anabela Magalhães disse...

Nunca me lembraria dessa dos pasteis humanos, Raul! Que de facto eles são! Que contentamento chegar a esta altura do campeonato e ver o que eles progrediram e cresceram... interiormente também!
Deleita-te com o pastel! Ele também é para ti, raul do sorriso africano!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.