terça-feira, 31 de maio de 2011

Semana do Teatro


Entrada e Saída - Centro Cultural de Amarante - S. Gonçalo
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Semana do Teatro

A Semana do Teatro da EB 2/3 de Amarante começou ontem e estender-se-á até à próxima sexta-feira, ininterruptamente. As peças são muitas e variadas, de vários géneros, incluindo a comédia, que toda a comunidade escolar está sedenta de soltar umas boas gargalhadas para expelir o stresse deste quase fim de ano lectivo.
A representação das peças inicia-se pelas 15 horas e todo o programa das festas está a cargo do professor Gabriel Vilas-Boas... não sei como consegues dar conta do recado, Gabriel!...que encenou e até se atreveu a escrever o argumento de algumas peças que veremos ao longo desta semana cheiiiiinha de Teatro. Foi o caso da peça de hoje, "Centro de Emprego/Loja do Cidadão S.A., uma peça "onde te podes rir vendo coisas muito sérias" para usar as tuas palavras.
Os actores foram alguns alunos do 7º D, Ada Donadelli, Ana Cristina, Bruno, Filipa Teixeira, Filipa Pinto, Flávia, Flávio Gonçalves, Guillaume, João, João Pedro, José Dias, Melissa, Nuno Miguel e Rui Manuel, que brilharam em palco e a quem eu deixo os meus mais sinceros parabéns pela forma como se apresentaram e representaram. com esmero e convicção. Eu, confesso, não conseguiria...
O argumento resultou engraçado com críticas ao estereótipo do Funcionário Público, aquele que eu abomino e que se dá ao desplante de chegar atrasado ao seu local de trabalho e de se borrifar para a clientela, aquele que pouco produz ao longo de um dia inteiro de trabalho, sem que tal lhe pese na consciência... se é que a tem... e com o qual já todos nós nos cruzámos ao longo das nossas mais ou menos extensas vidas. As críticas também foram deixadas aos utentes dos subsídios de vários tipos, que não pretendem, de facto, trabalho e que acham que o Estado, ou seja todos nós que damos no duro, tem a obrigação de os manter no bem bom.
Neste ano de todas as mudanças para Portugal, a peça revelou-se, para mim, premonitória de um tempo que está a chegar ao fim. De um tempo em que o dinheiro se gastava sem grandes preocupações, sem grandes contas de cabeça ou mesmo de máquina de calcular, tanto da parte do Estado como da parte de inúmeros cidadãos portugueses que cresceram sem fazer grandes contas à vida.
Na mouche, Gabriel!
E agora cá para nós, asseguro-te que ficou claro, clarinho, que o que vimos hoje reflectiu um enormesco trabalho ao longo de um ano lectivo inteirinho, sem nenhum espaço para sornar. E volto a repetir-te... não sei como conseguiste... não sei como consegues...
E tiro-te o meu chapéu.
E ainda só cá para nós... é um orgulho trabalhar numa Escola Com Vida.
Apenas porque as já conheci meias mortas...

Nota - Pode seguir as novidades da Semana do Teatro no Blogue da Biblioteca da minha querida professora Maria Eulália Macedo. Para isso basta clicar aqui.

4 comentários:

Gabriel Vilas Boas disse...

Muito obrigado, Anabela, pelas simpáticas palavras que diriges não só a mim com a toda a turma do 7ºD. Os alunos desta turma são merecedores dos maiores elogios, pois a maior parte deles trabalhou e muito durante este ano letivo para apresentar este peça. E só o nervosismo de alguns fez com que o resultado não tivesse sido ainda melhor. Porque eles conseguem ser ainda melhores. Queria ainda acrescentar um agradecimento especial à Sara Gomes que muito nos ajudou. Disponibilizou tempo, dedicação e carinho. E os alunos apreciam (e muito) esses gestos dos seus professores. E depois, ter uma sala cheia de colegas a assistir ao nosso trabalho é um orgulho para qualquer aluno!
Só mais uma nota: os restantes dias da Semana do Teatro trarão peças em nada inferiores a esta. Bem pelo contrário... Especialmente no dia de hoje - Dia Mundial da Criança!

Anabela Magalhães disse...

Gostei tanto do dia de ontem que me vou esforçar por estar presente também hoje. Sei bem como este suporte é importante e gratificante, nesta hora da provação, para os miúdos... e também para os graúdos...
Sei-o bem.
Relaxa. A "Semana" está a decorrer já em velocidade cruzeiro.
Beijocas a todos, especiais para ti.

Maria Adelaide disse...

Oh!!! Teatro? Fico com saudades da Escola, nas alturas em que se desenvolvem talentos e competências diferentes dos habituais!
Parabéns, Gabriel!
Lai

Anabela Magalhães disse...

Hoje fiquei de cara à banda, Lai! Assisti a mais duas peças, muito embora tenham sido três, e tenho-te a dizer que foram simplesmente espectaculares.
Vou postar sobre isto logo que possa... hoje mesmo... eheheh...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.