sábado, 17 de setembro de 2011

Petição

Petição

Está activa a petição Isenção da obrigatoriedade de aulas observadas para os professores do quarto escalão da carreira docente com dezasseis ou mais anos de serviço. A pedido da Maria Athaíde, divulgo-a, para quem a quiser assinar. Aviso desde já que não a assinei, nem assinarei, por a considerar ridícula dentro de um modelo de avaliação ainda mais ridículo.
Um modelo de avaliação que prevê aulas observadas em apenas dois escalões dos dez que constituem a carreira docente não me merece qualquer respeito. Respeitaria um modelo que previsse aulas observadas em todos os escalões, porque as aulas assistidas quando nascem têm de nascer para todos, com apenas uma excepção, irrelevante para a equidade do modelo, que seria a dos docentes que pediram a aposentação.
Um modelo de avaliação montado para inglês ver, com aulas observadas previamente combinadas possibilita aquilo que eu não observei, por não ser avaliadora, mas que já ouvi, contado pelos próprios, que se tivessem vergonha na cara estariam mais do que calados, na sala de professores - o show que se prepara para ali, para aquela hora, para aquela turma, voltando depois o rame rame das aulas em que o docente avaliado não investe nem um chavo.
Este é o modelito vergonhoso, herdado de Maria de Lurdes Rodrigues, que se impôs, contra tudo e contra todos. Agora mais do que remendado, mais do que esburacado, é apenas um simulacro de coisa nenhuma.
Respeitaria um modelo de avaliação em que a aula observada podia ser qualquer uma, para acabar de vez com a hipocrisia e o faz de conta que eu abomino.
Como assim não é, e porque já dei muito para este peditório, não será com a minha assinatura que a porcaria ganhará novo buraco negro.

Nota para os que gostam de tresler - Que fique muito claro que a esmagadora maioria dos professores não se comporta assim. No entanto sobram sempre uns chicos espertos de uns burros...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.