sexta-feira, 29 de junho de 2012

Partilha - Mimo

Auto-Retrato -  Dax - França
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Partilha - Mimo

Estas são as mensagens que me chegam, amiúde, tornando felizes os meus dias, tornando-os plenos de sentido, e onde eu me enrosco sorvendo-as até ao tutano. Alimento-me delas. Nelas recupero energias e forças para completar a minha cruzada, contra ventos e marés. Num mundo cheio de gente que usa e abusa dos outros, que usa e abusa do trabalho dos outros e que o canibaliza, e, quantas vezes! ao mesmo tempo o desvaloriza, o espezinha até, é tão saboroso este romper do silêncio que me chega na forma de palavras escritas que para mim fazem todo o sentido. Partilho-as partilhando a troca de mensagens por inteiro. No caso da Conceição, pela segunda vez.
Revelam sensibilidade, cortesia, respeito pelo outro e pelo seu trabalho, polimento, educação, verticalidade, sinceridade. Falamos a mesma linguagem. São valores que também me norteiam os dias enquanto pessoa e enquanto profissional.  Dão um bocado de trabalho, é certo, principalmente nos dias que correm, mas costumam proporcionar-me adormecimentos em 10 minutos. E eu gooooosto disso... porque não tenho muitos minutos a perder que vida só tenho esta e estou apostada a vivê-la com muito prazer e gosto.
Apesar do despeito, da inveja, da rasquice, dos boicotes... e sim, continuo a trabalhar como uma mula marimbando-me no reconhecimento mas enroscando-me nele sempre que me chega, daqui e dali, até de pessoas que eu desconheço por completo, como é o caso, e a quem eu fui capaz de ser útil. E nem é só de Portugal... do Brasil também recebo missivas carinhosas de colegas e até de alunos para quem o meu trabalho faz todo o sentido. Fazem-me sentir útil. E sinto-me bem, confesso. E, engraçado, continuo a manter este meu ar de turista... trabalhando como uma mula... apenas porque sim.
Sou, com orgulho, Funcionária Pública. Apesar de tudo...

Boa tarde Anabela

Há uns meses enviei-lhe um mail  dando-lhe os parabéns pelo seu blog de História 7ª ano e a agradecer-lhe, enquanto encarregada de educação de uma aluna do 7º ano, a partilha dos conteúdos.
Findo o ano letivo e hoje que saíram as notas da Francisca, quero agradecer-lhe de novo e dar-lhe conta que a minha filha teve 5 em História – não desmerecendo, naturalmente, o trabalho dela, a Anabela também contribuiu indiretamente, pois por diversas vezes recorremos ao material que disponibiliza, para ilustrar melhor uma matéria, para a compreender melhor, para reler os sumários… Espero que para o próximo ano letivo possamos continuar a contar com o seu trabalho, ao qual dedica imenso entusiamo – era bom se todos os professores fossem assim… 

Desejo-lhe umas boas férias e que volte retemperada para o novo ano.

Um grande beijinho e um obrigado muito grande. Bem haja!

Conceição Gancho Martins


Boa tarde Maria Conceição

Fico tão mas tão contente em saber que o meu trabalho foi útil à sua filha... e que foi do vosso agrado !!! Mas é que nem imagina o quanto me alegram as suas palavras!
Vivemos tempos difíceis, sabe? Na função pública também. Sinto que o esforço não é premiado nem valorizado por parte das chefias intermédias, frequentemente de uma qualidade mais do que duvidosa. A cada passo sinto o meu trabalho como um peso e um incómodo para uns quantos, boicotado mesmo, cheguei já a ser insultada publicamente com uns berros de "Tens a mania que és boa! Tens a mania que és inteligente!" quando, na minha modesta opinião, o meu trabalho só dignifica o funcionalismo público e eu só tenho a mania de fazer o melhor que posso e sei. Azar. O meu trabalho jamais será apagado porque eu faço questão que ele esteja disponível para quem tiver um espírito minimamente curioso. Jamais abastardarão o meu trabalho. Sou uma funcionária pública que se esforça a sério por ser exemplar, por cumprir a 100% a sua função e apenas por uma razão - amo mesmo a minha profissão na vertente trabalho com os alunos e foi a que escolhi, podia ter escolhido ser outra coisa qualquer... mas queria ser professora, marcada por algumas, poucas, Professoras, que, para grande sorte e felicidade minha, foram Exemplos Maiores para mim. Estarão sempre presentes na minha vida... serão sempre o meu Norte... o resto das palavras e das atitudes ficará sempre com quem as produziu e produz.
Por isso, e mais uma vez, muito obrigada pela cortesia, tão invulgar nos dias que passam, das suas palavras escritas que para mim funcionam como um estímulo para fazer mais e melhor.
Espero continuar a conseguir dar conta do recado para o próximo ano. Sei que não será fácil, já este ano não foi, confesso, tive muitas turmas e uma direcção de turma bastante complicada. Veremos se para o ano colherei alguns frutos das sementes lançadas durante este ano lectivo que para nós ainda não findou... desejo que sim...
Entretanto ainda me faltam publicar as três últimas apresentações de 7º ano. Tenho andado às voltas com elas por estes dias e publicarei tudo logo que possível. E depois ainda será tempo de adiantar a reformulação das do 8º ano... ainda antes de entrar de férias... que as desejo bem...

Fiquem bem! Desejo-vos todas as felicidades do mundo. E dê os meus sinceros parabéns à sua filha pela excelente nota alcançada, fruto do seu trabalho, que aqui não há milagres de professores. Os professores podem explicar tudo muito bem, fazerem tudo muito bem, criarem materiais espectaculares... mas sem trabalho do outro lado... não há milagres.

Votos de excelentes férias

Anabela

E será que me deixava, mais uma vez, publicar o seu testemunho no meu blogue, salvaguardando, se desejar, o seu anonimato?
É que eu continuo na minha cruzada pela defesa da partilha... apenas porque acho que temos todos a ganhar com ela. "Apesar dos insultos".

Bom dia Anabela

Agradeço-lhe a resposta  e é claro que pode publicar o que bem entender – o que disse foi sincero e de coração, por isso não há que invocar qualquer necessidade de anonimato.
Quanto ao binómio professor / aluno – sendo certo que o trabalho dos alunos e o seu esforço é essencial,  um bom professor é meio caminho andado – e um bom professor não é aquele que até pode saber muito da matéria que leciona, mas que se fica só por aí… é aquele que consegue ir ao encontro dos alunos, que os consegue “prender”, que consegue servir de “motor” para que eles “arranquem”… O seu entusiamo e empenho decorrem do seu trabalho e das suas respostas e, enquanto encarregada de educação, sensibilizam-me.
Além da Francisca tenho outro filho, que terminou o 11º ano. Procuro ser uma EE interessada, presente, ajudo no que posso e entendo que a formação deles é essencial para a sua vida futura.
Neste acompanhamento que faço da vida escolar dos meus filhos, apercebo-me, naturalmente, que há situações que correm bem, outras que correm menos bem; há bons professores, professores menos bons… e muitos professores desmotivados e pouco interessados. Assim, quando me deparo com alguém que, contra tudo e contra todos, consegue manter a disposição, o empenho e o gosto por aquilo que faz acho por bem dar uma palavra de incentivo e de reconhecimento.

Conceição Martins

Nota - Este post é dedicado a todos quantos sentem despeito pelo meu trabalho. E que com ele se sentem agredidos.
Fiquem bem que eu vou fazer o mesmo.

Ecos do meu post aqui. A blogosfera tem este efeito multiplicador. Gosto disto.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.