Hoje volto ao hijab.
Primeiro foram elas que protestaram contra o uso obrigatório do hijab ou de outra coisa qualquer que lhes esconda os cabelos sempre que circulam em público. E, ao protestarem, descobriram os cabelos antes escondidos, fazendo-se fotografar com eles ao vento em fotografias que connosco partilharam.
Agora chegou a vez deles. Em protesto, fizeram o contrário, taparam os cabelos e estão a partilhar/espalhar fotografias suas com os ditos cujos tapados, solidarizando-se com a luta das mulheres.
Confesso que gosto desta luta contra o uso do hijab imposto. E confesso que também gosto da luta pela possibilidade de o usar. Confuso? Nem por isso. No fundo, a luta é a mesma... contra as imposições que nos controlam a forma de vestir sejam elas assim ou assado.
QUARTA-FEIRA, 14 DE MAIO DE 2014
بله ، ما می توانیم
Yes, We Can!
E foi assim que as mulheres iranianas iniciaram um movimento facebookiano de libertação.
Comprove aqui a luta destas belas mulheres pela liberdade de andarem sem hijab em público se tal lhes apetecer.
Deste lado do globo, só podemos aplaudir e apoiar mesmo que à distância. Não nos esquecemos, nós mulheres, que por aqui já tivemos/temos que lutar para que direitos básicos de qualquer ser humano sejam cumpridos no que diz respeito ao sexo feminino.
Não nos esquecemos, nunca!
E para quem quiser saber como tudo começou...
Sem comentários:
Enviar um comentário