Faz hoje exactamente um ano que escrevi, aqui mesmo neste blogue, que a minha Pátria estava de luto. E estava de luto porque um governo deste país resolveu fazer desaparecer um dos feriados mais importantes desta/para esta Nação.
Hoje relembro esta Vergonha e escrevo esta palavra com letra maiúscula tal a indignidade do acto. E relembro que este roubo, de identidade também, foi cometido pelo XIX Governo Constitucional que resultou de uma coligação entre dois partidos políticos - pê esse dê e cê dê esse.
É tão simples quanto isto - sem este dia, do ano de 1640, que pôs fim à Dinastia Filipina e à União Ibérica, que restaurou a independência nacional e abriu caminho para a 4. ª Dinastia ou Dinastia de Bragança com a subida ao trono de D. João IV, Portugal seria hoje, provavelmente, uma das províncias de Espanha. O que seria bem diferente, não?
É que há feriados e feriados. E este é mais sagrado do que qualquer um dos religiosos do nosso calendário.
Aqui deixo os meus parabéns à Geringonça que, neste particular, esteve muitíssimo bem ao repor um feriado que é identitário para a Nação.
Nota 1 - Ai que a História faz tanta falta... principalmente a alguns que tiram licenciaturas aos tropeções e parecem nem saber de que terra são!
Nota 2 - Eu não vos digo que a História é importante, Alunos Meus?! Até para estarem de olho alerta face a políticos tentados a cometer indignidades.
Sem comentários:
Enviar um comentário