domingo, 9 de setembro de 2018

A Acção ao S.TO.P - Atenção Professores de Amarante!


A Acção ao S.TO.P - Atenção Professores de Amarante!

Para quem acusa este sindicato recém-nascido, nas redes sociais por exemplo, de só existir na net... a verdade é que eu já estive presente num encontro nacional realizado em Coimbra, em Julho; ontem, em mais um encontro nacional, realizado no Porto; para a semana, atenção professores de Amarante! e arredores!, aqui mesmo, no Largo de S. Pedro, o pessoal do S.TO.P estará a recolher as vossas opiniões, sugestões para acções de luta, queixas, desabafos, o que for.
Porque juntos somos mais fortes.
Apareçam! O S.TO.P monta literalmente a autocaravana no Largo de S. Pedro, no dia 11 de Setembro, pelas 21:30.
E agora, a palavra ao S.TO.P!


"O Encontro Nacional de Professores no Porto tendo em conta o comportamento de “vale tudo” deste ME/governo para seguir as suas políticas deseducativas (roubar, chantagear, mentir, intimidar e desrespeitar direitos cívicos elementares como da greve e férias) e dos próximos meses absolutamente fulcrais que se avizinham para esse mesmo governo (e todos os partidos) com a votação do Orçamento de Estado, Eleições Europeias e Eleições Legislativas decidiu:
- Iniciar uma CAMPANHA em defesa da Escola Pública e da melhoria das condições de TODOS que lá trabalham (professores, funcionários, psicólogos, técnicos e alunos), onde tentaremos juntar forças com todos e demonstrar, inequivocamente, que o que nos move não é algo corporativo, mas sim em defesa de um bem comum fundamental para uma sociedade mais justa e democrática;
- No âmbito dessa campanha, iniciaremos uma “CARAVANA em defesa Escola Pública” que percorrerá praticamente todos os distritos de Portugal Continental já a partir de dia 10 de Setembro até 20 setembro (em que cada dia terá um ou dois assuntos que denunciaremos aos Media). Essa caravana será realizada numa Autocaravana que simboliza a constante instabilidade/mobilidade que milhares de professores sentem nas suas vidas;
- Durante as próximas semanas e também ao longo da “Caravana em defesa da Escola Pública” iremos contribuir para a Iniciativa Legislativa Cidadã (ILC) a conseguir mais 4 000 assinaturas para que possa ser votado no parlamento a contagem do tempo de serviço docente (942). De referir que o Poder, assustado com a ILC tenta, mais uma vez, inviabilizá-la de uma forma antidemocrática (http://www.comregras.com/o-que-se-passa-com-a-ilc/);
- Ajudaremos a organizar GRUPOS DE TRABALHO para ver a viabilidade de realizar por todo o país várias iniciativas em defesa da Escola Pública (ex: vigílias, protestos relâmpagos, etc).
- No dia internacional do professor a 5 de Outubro, juntaremos forças com as restantes organizações sindicais docentes para que essa MANIFESTAÇÃO nacional seja mais uma forte forma de pressão a poucas semanas da votação do Orçamento de Estado;
- Muitas outras ideias de luta sugeridas pelos colegas presentes durante o Encontro Nacional serão discutidas e enriquecidas (com novos contributos/propostas) durante as dezenas de reuniões sindicais e/ou Encontros Regionais que dinamizaremos, em praticamente todos os distritos do continente, durante as próximas semanas e que também avaliarão a disposição da classe para formas de luta como futuras greves. Todos os colegas das escolas desses agrupamentos (onde ocorrerão as reuniões sindicais) têm desde logo direito à justificação de falta independentemente de serem ou não sindicalizados ao S.TO.P.;
- Tudo isto mantendo os PROCESSOS JUDICIAIS contra o ME e alguns directores (já iniciada a fase de preparação durante o mês de agosto) face às ilegalidades cometidas durante a maior greve da Educação em Portugal (junho e julho de 2018).
As propostas menos consensuais apresentadas durante o Encontro, bem como as que surjam durante a Caravana, darão lugar a uma votação online através de uma sondagem.
Estaremos já amanhã, dia 10 de setembro, segunda-feira, às 11h na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, às 16h na Escola Secundária de Seia e, às 21h15, na Biblioteca Municipal da Covilhã.
Se a luta pela Escola Pública de qualidade e livre para TODOS não valesse a pena, o que valeria? Juntos somos MESMO + fortes!

Nota: Tendo o S.TO.P. apenas cerca de 7 meses de vida e ainda pouquíssimos recursos logísticos e financeiros, naturalmente não será possível visitar todas as escolas e distritos do país (e mesmo algumas escolas e distritos indicados no cartaz poderão sofrer alteração). Pelo mesmo motivo ainda não será possível ir a nenhuma das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Quando tivermos mais sócios poderemos fazer essa merecida visita. Entretanto pedimos desculpa e compreensão a todos os colegas dessas regiões."

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.