sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Árvores - Ruídos Com Estrondo - "In Memoriam"

Abate de Árvores - Rampa do Tribunal - Amarante

Árvores - Ruídos Com Estrondo - "In Memoriam"

A fazer fé... e eu sou uma mulher de fé!... na sessão de trabalho/esclarecimento ao povo sobre o ECOJARDINS, ficamos a saber que os 18 espaços verdes agora intervencionados, que não são espaços de fruição, são espaços que têm contador de água para monitorizar os consumos desta nas regas.
Muito bem.
E pretende-se, com a intervenção nestes espaços, reduzir estes mesmos consumos, não só plantando espécies que precisam de pouca água, como alterando a tipologia da rega que de aspersão passará a ser gota a gota.
Muito bem.

Agora, dicas para boas práticas no que concerne a poupar consumos de água potável para regar os jardins e a ordem é arbitrária e aplicável a qualquer sistema:


  • Nunca mas nunca deixar a água tempos infindos ligada a regar, de dia e de noite, até a água fazer autênticos lagos/rios nas estradas adjacentes aos canteiros/espaços de não fruição
  • Nunca mas nunca regular a rega de aspersão para fora do espaço a regar
  • Nunca mas nunca regar com tempo de chuva sob pena de até fazer melar as plantas nos canteiros/espaços de não fruição
  • Nunca mas nunca abater árvores que, pelo seu desenvolvimento e porte não necessitam de rega para as substituir por árvores bebé que ainda necessitarão de biberão durante anos a fio.
E ainda, mas esta dica é lateral:
  • Nunca mas nunca deixar condutas/canalizações de água rebentadas, que é potável, dias a fio a vomitar água sem parar e sem fim, a céu aberto, de dia e de noite, faça chuva ou faça sol. 
E pronto, por agora é só isto e já não é pouco. Tem uma grande vantagem - é tudo gratuito e não custa dinheiro ao erário público.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.