terça-feira, 15 de setembro de 2020

O (Não) Arejamento das Salas de Aula e as Janelas Basculantes


O (Não) Arejamento das Salas de Aula e as Janelas Basculantes
 

“Sabemos que há escolas com novas construções e nas quais o arejamento não é o melhor. As janelas não abrem, portanto terá de haver um maior cuidado com a higienização. Mas sim, em algumas escolas há essa dificuldade. As janelas não abrem de par em par”, garantiu.

E também sabemos que há escolas velhas que viram, ou estão a ver, a sua caixilharia substituída e em que a opção foi, pasme-se, janelas basculantes. 

Note-se que, mal soube desta opção para a Escola Básica de Amarante, há uns anitos atrás, alertei de imediato para as condições super deficientes em que se passaria a fazer a ventilação. Disseram-me que era "opção obrigatória" por questões de segurança das escolas. Ok, ok, já cá não está quem falou! Assim, temos agora salas de aula cujas janelas basculantes basculam e permitem uma magnífica abertura de para aí uns 10 cm... e não sei se não estou a exagerar!!!!, bastante junto do tecto, de tal forma que, em alguns casos, é necessário, para um adulto, um escadote ou, em alternativa, subir para cima de uma cadeira... e desinfectar tudo a seguir... digo eu!

Melhor do que isto só mesmo entrar em salas de aula com janelas basculantes e encontrar janelinhas e portinhas todas fechadinhas para melhor conservar o nosso amiguinho SARS-CoV2.

Confesso-me agoniada. E com falta de ar.

6 comentários:

PV disse...

Olá! O arejamento feito com as basculantes é o suficiente. O ar a circular é suficiente para não existir concentração de partículas no ar. Basta ver o efeito das basculantes no bolor. Com estas o bolor reduz substancialmente.
A única coisa necessária é manter esse arejamento independentemente das condições atmosféricas.

burrita disse...

Vamos todos apanhar constipações e depois vão ser confundidas com Covid

Anabela Magalhães disse...

PV, fico mais sossegada se assim for. De qualquer modo, com ou sem basculantes, o arejamento nunca será feito se portas e janelas se mantiverem fechadas.

Anabela Magalhães disse...

Burrita, sim... é o mais certo!

Cristina disse...

Pior que escolas com janelas basculantes, são as escolas sem janelas!!! Nas freguesias do concelho de Paredes, as escolas novas que foram construídas não têm janelas, ou seja, não existe circulação de ar! Só questiono como é que é possível um "arquiteto" ter desenhado escolas sem janelas e o projeto ter sido aprovado!

Anabela Magalhães disse...

Que loucura! Já me tinham falado dessas!!! Nem sei que diga...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.