quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Prova Pública Titular
Auto-Retrato - Barca - Aboboreira
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Prova Pública Titular
É o que dá andar ausente da blogosfera por uns dias... é que nem sabia que está disponível a aplicação informática, para docentes e escolas, para esta coisa chamada, pomposamente, de Prova Pública Titular e assim sendo ainda não me pronunciei sobre ela.
Pois lá vou ter de dedicar um pouco do meu tempo a tão pestileno assunto, que me vai deixar, por certo, um cheiro nauseabundo aqui no blogue.
Pois eu confesso que não gosto dos títulos que este governo espalhou, pelo nosso sector, como quem espalha fogo num palheiro. Amo ser Professora. Ponto. Mas é que é mesmo ponto de ponto final! E não quero ser Professora Titular. É um título que me cheira a pato bravo, ou a pavão, que me desculpem os que o são não o sendo.
Para além disto tenho ainda um problema muito mais grave que me levará, apesar de cumprir os requisitos para entrar nesta palhaçada, à recusa pura e simples da mesma, e que é estar visceralmente contra a divisão da carreira docente em duas categorias - professor e professor titular.
Vai daí, o que posso eu fazer? O que posso eu fazer quando não sou obrigada por lei a participar neste concurso?
Pois posso fazer muito, como de resto já o afirmei.
Já que este concurso não é obrigatório, e não desrespeito qualquer lei da Nação recusando participar nele, e a minha decisão, ponderados prós e contras, cabe-me a mim e só a mim, a decisão é - e só poderia ser - um rotundo Não.
Aliás para quem visita a minha página de recursos já deixei tal decisão bem clara ao escrever, algures em 2007, o seguinte:
"Página criada em Julho de 2007, com recursos em PowerPoint elaborados muito antes de se falar nesta Avaliação de Desempenho Docente.
Página de professora que jamais concorrerá a professora titular "apenas" porque não concorda com a divisão da carreira criada pela tutela.
Mas é que nem que se passe a titular, sei lá, entregando fotocópia do registo biográfico!"
Mantenho. Não sou política/politiqueira. E ademais sou uma mulher de palavra.
E ademais recuso ser "a ghost with no colour".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
10 comentários:
Outra coisa que nos aproxima: Não concorri nem concorro a titular e até tenho 1 trabalho de investigação e tudo, que poderia apresentar sem me chatear muito.E como já foi apreciado e bem, uma vez, não me assustava muito uma nova apreciação.
Já tenho títulos que cheguem!
E eu até tenho a minha página com recursos pedagógicos todos feitinhos por mim... mas também já tenho títalos qui cheguem!
Que apodreçam na porcaria que fizeram! Comigo não contam.
Ora bem!
Já somos duas que nãp spmos gagas eheheheh
Apesar de que quando stresso fico um bocado disléxica eheheh
tu não?
Olha lá o 'Harpa e Dança' é o Clapinho - ele que me perdoe a familiaridade :)
Não! Kakakakaka
E o Harpa e Dança é o Clapinho, carago! De volta à blogo!
Vais gostar dele. :)
Não faz mal a uma mosca. :)
Excelente post que amaria ter escrito. Subscrevo-o integralmente.
Como tu sabes, Anabela, também não concorri nem concorrerei a um cargo que implica uma divisão funcional que não reconheço por, na prática, não existir e com cuja essência discordo absolutamente. E também não é por falta de trabalho para apresentar. Mas prefiro continuar a ser titular da minha dignidade.
Fica-me o consolo de saber que, pelo menos, já somos três. :)
Então gosto! Não gosto de quem façmal às moscas!
OLha lá, aqui está algo que nos separa eheheh o físico. Gosto de + este teu auto-retrato. Em frente a um espelho? Eu tento tirar, mas não ficam assim eheheh
Obrigada, Maria. E fica a saber que te admiro de carago por teres conseguido levar a contestação ao ponto de desobedeceres à lei, não entregando a autoavaliação. Eu não consegui. Fiquei-me por aqui. :(
Já somos quatro com a Teresa Marques!
Vamos ver quantos mais se chegarão à frente, por aqui. :)
Beijocas e xi
Sim, em frente a um espelho. Tenho n destas fotografias tiradas desde que tenho o blogue. Por um lado sou eu... mas ao mesmo tempo mantenho um certo recato... kakakakaka... que só às vezes transgrido...
Ah! A maioria é tirada nos espelhos das casas de banho, públicas ou privadas.
Sabes que eu simplesmente adoooooooro as ditas? Adooooooro!
Kakakakaka
Já somos 5!
Esta foi uma razão por me apeguei logo a esta casa. E ainda bem que a nossa anfitriã continua a dar-nos os ensejo de sabermos que não estamos sozinhos, embora possamos estar isolados. Certamente seremos muitos mais.
Maria, eu também subscrevo e gostava de de ter escrito esta declaração da Anabela, ou aquela outra da Teresa (Optimista e ingénua... (Fogos de Verão)).
Quanto à entrega da autoavaliação, jamais voltarei a estar de bem comigo. Felicito-te pela inteireza.
Olá Em@! Vamos aprendendo com a mestra, embora, confesso, pouco treino.
Beijocas e bom ano para todas.
Também para ti, Dudú.
Excelente ano também para ti, Linda! Que seja mais calmo e pacífico... será?
Xis e beijos com laçarotes azuis nas pontas... cor-de-rosa é que jamé! Kakakakaka
Enviar um comentário