sexta-feira, 25 de julho de 2014

Alunos/Esta Prof - A Felicidade do Reencontro

Home - 10º E - Ano Lectivo de 1992/1993

Alunos/Esta Prof - A Felicidade do Reencontro
 
No dia 6 de Julho de 2007 escrevi neste blogue:
 
"Saí da Educação de Adultos no ano lectivo de 1992/93, ano em que fui colocada na Escola Secundária do Marco de Canaveses. Leccionei História a esta turma do 10º ano que está postada no meu blogue e com quem estabeleci uma relação muito especial. No final do ano lectivo convidei-os para um lanche em minha casa e lá vieram eles até Amarante. Vieram quase todos, ao todo dezasseis e eles não eram muitos mais. Alunos que eu passei à disciplina e que eu chumbei... sim, porque a amizade entre professores e alunos tem que prevalecer para além das avaliações. Recordo de cor vários nomes... Maria João, Francisco, Carla, Paula, Nelson (que teve a gentileza de estar presente no funeral da minha mãe e que, passados todos estes anos, eu não reconheci! Só pelos seus olhos azuis depois de óculos de sol retirados!) ..."
 
Pois hoje de madrugada, passados tantos anos sobre estes meus escritos e ainda mais sobre a leccionação de História a estes miúdos e miúdas, mais de vinte meus deuses!, através do facebook de um deles, mais concretamente do Nelson Guimarães, comecei a reencontrar esta gente perdida lá atrás no tempo, alguns e algumas que eu nunca mais vi... mas não esqueci!
E ficámos a desfiar memórias boas duma escola e duma gente que permanece no meu coração. Ainda me lembro do lugar que muitos ocupavam na sala de aula... eheheh...
Sim, eu sei, eu também permaneço no coração deles... e não há nada, nada caríssimo ministro!, que pague esta felicidade de reencontro.

Maria João Vasconcelos Eu adorei tê-la como professora mas o que a distinguia é que nos tratava com respeito, como se fossemos mais maduros do que provavelmente éramos. Marcou-me para sempre. E tinha uma alegria contagiante
 
Claudio Pereira Estavamos no MCN. Habituados aos professores de sempre com as ideias de sempre. Até que um dia nos entra pela sala a dentro uma professora de cabeça rapada com uma visão da vida muito própria e uma personalidade singular. E essas memórias ficaram e ficarão para sempre.

Sónia Magalhães Olá stora Anabela! É com muita alegria que recebo notícias suas! Nunca esqueci aquela professora toda para a frentex que entrou na sala de aula com o cabelo quase à tropa numa altura que era um bocado ousado Continua igual! Beijinhos
 
Pois continuo de cabelo curto, de alegria contagiante... o mais das vezes!... e de cérebro não quadrado, meus queridos alunos! Muito embora agora já avó... mas avó voadora! E morcega, bem entendido!
 
Um dia destes repetimos o encontro em Amarante?
 
Nota - Eu sou a do vestido preto e branco no meio deles... a fotografia foi tirada num tempo em que ainda usava vestidinhos coisa que praticamente abandonei com o passar dos anos.

2 comentários:

Claudio Pereira disse...

Fica prometido o encontro. O resto ficou e ficará na minha (nossa) história. :-)
Obrigado Professora Anabela por reentrar na minha vida.

Anabela Magalhães disse...

Aguardo-vos! Confio na vossa capacidade de organização! E eu também vos agradeço por reentrarem na minha vida passados tantos anos e depois de tanta porrada recebida pela tutela. Se não fossem vocês, alunos, já tinha saído do ensino...
Beijo grande!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.