terça-feira, 29 de julho de 2014

Centro de Recursos da Sala de História da EB 2/3 de Amarante


Centro de Recursos da Sala de História da EB 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Centro de Recursos da Sala de História da EB 2/3 de Amarante

O Centro de Recursos da Sala de História da EB 2/3 de Amarante tem sido construído paulatinamente ao longo de anos e continuará a ser enriquecido conforme os ritmos de aquisição desses mesmos recursos, conforme a generosidade dos alunos, conforme a generosidade de professores, por vezes de outras disciplinas, de outras escolas até, conforme a generosidade até dos autarcas locais que jamais me disseram não perante os meus pedidos... que eu meto pés ao caminho para fazer acontecer... seja o que for.
Esta Sala conta um percurso que captei em fotografias desde as minhas primeiras intervenções - sim, foram precisas ilhargas para sustentar as prateleiras abauladas, puxadores iguais em todas as portas, armários abrilhantados e escurecidos com restaurador de móveis, tinta branca nos tectos e paredes, vitrinas envidraçadas... e recheio, pois então!... que um Centro de Recursos não é composto de ar e vento.... muito menos de pó aos molhos!
Muitas das histórias que fazem parte integrante da História desta Sala  foram sendo contadas neste blogue a partir de 2009,  ano do meu vínculo definitivo? ao agrupamento onde lecciono desde então. Não sei se as contei todas... de qualquer modo hoje recupero uma delas, contada a partir deste barco, fotografado um dia destes na escolinha, realizado pelo Luís Mesquita algures lá atrás no tempo, nas aulas de Educação Tecnológica. É que ele podia ter ficado com o barquinho... afinal foi construído pelas suas mãos hábeis de aluno do 3º ciclo, mas, ao invés, ofertou este barco ao Centro de Recursos da Sala de História contribuindo, com este enorme gesto, para o seu enriquecimento. E este barco navega, navega e volta a navegar de cada vez que eu abordo o comércio no Antigo Egipto e sai do armário que o acolhe desde então, contribuindo para manter olhares despertos e bem vivos dentro de uma sala que, não raras vezes, está na penumbra.

Agradecida, Luís Mesquita!
E bonne chance para o percurso universitário que encetarás não tarda!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.