terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Porque a Luta Não Acabou Ainda



Porque a Luta Não Acabou Ainda

Porque a luta não acabou ainda e convém fazer o ponto da situação, que, por agora, não é favorável a muitas das nossas pretensões.
E vivemos agora uma época de mais do mesmo, conversações para cá e para lá, blá, blá, blá, três estrangulamentos na carreira porque é preciso poupar que o Estado está nas lonas e já não está a dar conta do recado, blá, blá, blá, uma prova para ingresso na carreira, blá blá, blá, e acabou-se o professor titular e agora pegai lá com o professor delator... perdão... relator e mais não sei o quê, não sei que mais...
Haja paciência para mais esta volta, para mais esta viagem, ao circo em que se transformou a vida em Portugal.
É preciso estar atento. E vigilante.
Aqui fica a partilha da informação desta iniciativa, que contaria com a minha presença não fora eu estar para aqui numa terrinha, quase esquecida, deste interior longínquo que se quer morto o mais depressa possível.

21 comentários:

Ricardo Pinto disse...

Este blogue ultimamente anda muito parado. Nem um comentário à minha nova página da web sobre o nosso RIO?!

Ricardo Pinto disse...

Não sei o que se passa...
Presumo, algumas dezenas de portfólios para corrigir. Pois Belinha, olhe que alguns não se preocupam tanto. Vão ao livro de fichas de avaliação que alguns livros do professor trazem e pumba fotocopiar e dar aos alunos. Depois vão às soluções, colocam-nas à beira e num fim de semana estão os testes corrigidos.
A Belinha não! Até poderia compartilhar aqui no blogue o seus ultimos testes, para avaliarmos o grau de dificuldade....

Anabela Magalhães disse...

Pode-se dizer que ando mesmo atrapalhada com trabalho que procuro cumprir com honestidade.
Quanto à tua página estou à espera que me respondas ao mail... ou já respondeste?
Não consigo ver nem uma fotografia e a página aparece-me toda desconfigurada!!!
Queria fazer aqui um post sobre ti e a tua página... mas só quando a coisa estiver a funcionar em pleno.
Aguardo novas.
beijinho

Ricardo Pinto disse...

Mas Belinha está operacional. O Emanuel, o mano já a viu. Tente abrir espere um pouco. Depois torne clicar na barra de endereços em cima!

Ricardo Pinto disse...

Alias se for ao meu blogue verá a página uma foto.
Ah e estou há espera da foto da sua árvore de Natal e de todos os Anabelianos!

Em@ disse...

Respira fundo Miga!
Beijinho

Em@ disse...

Ricardo:

Fui a teu blog e não encontrei a tua página.Onde está ela?
Quis comentar e perdi-me...

Anabela Magalhães disse...

Eu também fui, Em@, encontrei-a mas não a consegui abrir.
Que seca!
Será do meu computador?
E estou a respirar fundo...

Bea disse...

Porque a luta ainda devia estar mais acesa do que o ano passado, mas não está nem vai estra nunca mais.
Pelas minhas contas, e de quem as zabe fazer, etamos cada vez pior, muito pior.

Anabela Magalhães disse...

Por agora estamos pior, é certo, Tiza!
Mas que grande cena!
Parece-me que não tardará muito e estaremos outra vez em Lisboa, não?

miguel moreira disse...

Olá "menina e moça"!
A frase não é minha, mas o autor não se importa e, confesso, assenta-te que nem uma luva.
Como sabes, não sou um "blogger" (não sei se é assim que se escreve!)muito assíduo, mas, de vez em quando, gosto de dar uma espreitadela.E hoje, sexta-feira, dia de "jantarada", apeteceu-me. Vai daí, "clic" mais "clic",fui percorrendo alguns dos teus blogues e deparei-me com um comentário de um dos teus seguidores, o C.P.G - Gondar, sobre o qual entendo tecer alguns comentários.
1. Já, há tempos, esse senhor comentou, neste blog, a minha vida privada de uma forma que pouco o dignifica. Não o conheço, presumo que sou muito mais velho que ele, e não lhe admito qualquer comentário público sobre a minha vida privada. Entretanto, o comentário foi retirado deste blog, não sei porquê, mas ainda bem...
2. No presente blog,o mesmo senhor, que julgo não estar ligado ao ensino (a não ser que seja como aluno)decidiu "malhar" nos professores o que, aliás, já não é a primeira vez. Salvaste-te tu e com todo o mérito, já o sabes. Mas eu, incluído no outro bolo, sinto-me atingido.E,se há algo que eu prezo, é a minha honestidade, seriedade, rigor e dedicação. As pessoas não podem levianamente e, porque têem de dizer qualquer coisa, fazer comentários à toa. A maioria dos professores é muito profissional. Se o não fossem, não faria qualquer sentido a luta que vêm desenvolvendo e de que tu és um dos exemplos maiores. O que acontece é que hoje qualquer um julga perceber de educação e mandar uns "palpites" cá para fora. Como sabes, mesmo para nós, tarimbados de muitos anos,a educação é um tema muito complexo e que não pode ser tratada desta forma tão leviana.
3. Aproveito para aconselhar o senhor C.P.G. a melhorar o seu português. Dos erros mais feios é confundir à com há.
4. Qualquer dia apareço no Café-Bar para pôr a conversa em dia.
Beijinhos

Ricardo Pinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anabela Magalhães disse...

Mas que bom, Miguelito, deixares por aqui um rasto de quando em vez!
Temos mesmo que nos encontrar para um café! Porque quero partilhar contigo a minha folhita excel, que finalmente!!! haja deuses!!! consegui fazer com a Irene e a Ana Isabel Osório, esse excelente elemento do corpo docente que a ESA se deu ao luxo de desbaratar!
Enfim! Outras contas de outro rosário!
Quanto ao Menina e Moça sabes que foi um livro marcante que eu amei estudar nos meus anos de liceu com a fabulosa Filó?! Saudades...
Blogger é assim que se escreve e qualquer dia estás transformado num, não? Seria interessante ler-te, agora que te aproximas a passos largos da reforma e acumulas uma experiência sem fim à vista! Somos uma comunidade interessante, muitos de nós professores. que partilhamos e voltamos a partilhar e crescemos nesta partilha. Por isso seria interessante poder ter por aqui o teu contributo ponderado.
Uma correcção - blogue é esta coisa toda... kakakakaka... que para aqui está e que se divide em "postagens" e comentários.
Quanto aos comentários do Ricardo, que foi meu aluno da EB 2/3 e nem sei se foi teu, não me parece, não me recordo, sinceramente, desse conteúdo que referes. E eu não apaguei qualquer comentário dele.
Sei que o Ricardo guarda uma mágoa relativamente à ESA, que aqui não vou referir agora, mas que ele já referiu por diversas vezes neste blogue e é pública.
Sei que te estou a responder depois dele próprio o ter feito, com sangue na guelra.
Muito embora o Ricardo tenha aqui deixado de facto uma "boca" a um certo laxismo da nossa classe, não me parece, francamente que ele estivesse a referir-se à esmagadora maioria dos professores.
Eu ando no meio deles, sou uma entre eles, sei que a maioria se esforça por fazer um trabalho honesto, como tu bem sabes também, Miguel, mas por isso mesmo também sabes que há um ou outro caso, felizmente raro, que, francamente, é de bradar aos céus!
E que leccionam a pessoas reais, a quem deixam marcas, neste caso negativas.
Tenho a certeza que não me salvei só eu, Miguel. Aliás o Ricardo já aqui deixou beijos e saudades a muitos dos seus ex-professores, nomeadamente da EB 2/3, e eu fiz questão de andar pela escola e distribuí-los. :)
E tenho a certeza, tanta como para mim, que tu não estás no outro lado do bolo.
Quanto à Educação é, de facto, um tema muitíssimo complexo que eu até nem costumo abordar muito no plano teórico gostando de me remeter à prática, que eu sou uma mulher nada dada a teorias.
Para finalizar, tenho acerteza que se conheceres o Ricardo vais gostar de falar com ele e o contrário também será válido por certo... apesar do seu sangue na guelra próprio da sua condição de estudante universitário.
Beijinhos, Miguel, com saudades... espero que continues a não vestir aquela camisola... kakakakaka... lá porque eu não estou na ESA... kakakakaka...

Anabela Magalhães disse...

Menino Ricardo
Não salte como uma leoa a defender a sua cria porque o "ataque" não foi assim tão grave.
E aceite as correcções, sim senhor, olhe que eu ainda as aceito e aproveito todas as lições e ensinamentos... até de ti! Kakakakaka
beijinho

Em@ disse...

Mas que se passa aqui, Miga?

Anabela Magalhães disse...

Nada de especial, espero, Miga.
Espero que ambas as partes consigam comunicar esclarecendo os seus pontos de vista, ambos válidos. Tudo se esclarece através da palavra.
Beijocas

Ricardo Pinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anabela Magalhães disse...

Correcção automática - tenho a certeza...
E Ricardinho, os professores não estão de férias e só pararemos no dia 24, como a maioria dos mortais.
Os miúdos é que vão para casa a 18!
Aliás, para nós, esta época de final de período é época de trabalho até dizer chega!

Ricardo Pinto disse...

Realmente não fiz ligação com a pessoa em causa e queria pedir desculpas de de alguma forma fui mal interpretado.
É evidente que os professores têm muito trabalho, mas é que isso não está em causa. O que está sim em causa é que há pofessores e professores, assim como há médicos e médicos.
E não vamos tapar o «sol com a peneira» porque toda a gente sabe que há professores que não sabem ser professores, assim como há alunos que não sabem ser alunos.
Meus senhores há professores que se limitam a dar testes fotocopiados de livros, fazem dois testes e depois trabalham é nas reuniões de fim de ano.
Vamos lá ver façam a contabilização aos professores que no básico mandam os alunos fazer portfólios, tentam arranjar material didáctico para as aulas, uma espécie de biblioteca ambulante e depois digam-me quantas «anabelas aí encontraram?»
Por isso concordo com a avaliação, não nestes moldes como é óbvio, até porque a própria anabela mostrou algures aí num post a avaliação não é de agora. A avaliação é de há vários anos. É disciminatória? É. Porquê que os médicos por exemplo também não são eliminados, mas aí a resposta mais objectiva é: há falta de médicos, há excesso de professores.
São questões onde o sistema erra e o humilde do cidadão tem de levar com elas. Ficar calados?
Nunca!

Ricardo Pinto disse...

Desculpem lá os erros: nomeadamente em «médicos eliminados» deveria ser «médicos avaliados», mas neste dia tenho desculpas.
e não é «discimatória», mas discriminatória!
Traduzam kakaka

Anabela Magalhães disse...

Não sei se sabes, Ricardo, mas o motivo porque eu, de quando em vez, falo do meu trabalho, que é muito, é porque não suporto, não admito, não tolero a afronta que a anterior equipa ministerial lançou sobre os professores.
Os professores não são um bando de anormais, muito embora haja ainda um ou outro anormal entre nós. Que continuará a existir, com ou sem avaliação de desempenho porque o processo avaliativo está mais do que inquinado.
Aliás, no actual estado em que as coisas estão basta até que um anormal de um professor tenha o cartão rosa para poder ser guindado à pseudo-excelência!
E não é preconceito meu, relativamente ao ps, pois sei que, se o psd estivesse no poder, a coisa seria fotocópia disto que te relato. Também sei que nem todos os possuidores de cartão partidário são uns incompetentes mas, como observadora atenta, vejo que há muita gente medíocre que se guinda socialmente através de um partido, servindo-se dele, e isso enoja-me.
Neste momento estamos nisto.
O assalto às escolas foi sistemático e não é por acaso que somente a minha, aqui no Concelho de Amarante, escapa a esta promiscuidade entre poder político e educação.
Temos factos e contra factos não há argumentos
ESA - domínio ps
Vila Caiz - domínio ps
Marão - domínio ps
Telões - domínio ps
Não somos anjinho nem anjinhas, não nascemos ontem, e sabemos que nada disto é obra do acaso.
Posto isto volto ao trabalho dos professores. Há muito boa gente entre o meu grupo profissional que dá o litro até dizer chega pelos "seus" miúdos. Uns fazem-no assim ou assado, muitos ficam na recordação de inúmeros alunos que lhes vão tocando em sorte todos os anos, de forma absolutamente anónima, e muitas vezes só reparamos nisso quando um ex nos transmite a admiração pelo trabalho desenvolvido de A ou de B.
Acho que o trabalho dos professores deveria ser mais conhecido, ser mais visível. Eu luto por isso. Porque é um trabalho de formiguinha obreira que lida com gente em formação e que foi desconsiderado e arrastado pela lama até dizer chega.
E não me esqueço que este ataque partiu da própria lama, que têm sido estes políticos que nos governam, só escapando raras excepções!
Beijo

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.