segunda-feira, 29 de março de 2010

Lavar Roupa Suja


Fuga - Jesus, Maria e José - Santa Maria la Real de Nieva
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Lavar Roupa Suja

"Não devemos ficar demasiado escandalizados se alguns bispos sabiam e mantiveram o segredo. É isso que acontece em todas as famílias. Não se lava a roupa suja em público."

Daqui.

José Saraiva Martins, cardeal, ex-presidente da Congregação para a Causa dos Santos, seja lá o que isso for!

Como interpretar estas palavras?

Confesso-me perplexa pelo sofrimento causado a crianças indefesas, tratadas aqui simpaticamente de roupa suja, à guarda de predadores da pior espécie que já deveriam estar todos, sem excepção, atrás das grades, sem apelo nem agravo, apenas porque não estão acima da lei. Ou estão?
E confesso-me perplexa pelo encobrimento sistemático por parte das mais altas hierarquias católicas, de todos estes casos, que são tantos, espalhados por todos os continentes.
E ainda mais perplexa fico quando José Saraiva Martins confessa achar todo este encobrimento assim como que para o natural e normal e assim a modos que um assunto de família, para resolver em família, dentro de portas, portanto.

8 comentários:

Em@ disse...

Isto é tão nojento, mas tão nojento que se eu já me tinha afastado há tempos, agora permaneço longe. hipócritas, criminosos, em nome de quê? de um status quo? ando há tempos para fazer um post sobre isto, mas acreditas que fico maldisposta e não consigo?
Pobres criancinhas.
Nunca mais posso ouvir aquela frase atribuída a Jesus e pensar em coisas santas: "deixai vir a mim as crinacinhas que delas será o reino do céus."
Que tristeza!

Anabela Magalhães disse...

Uma tristeza mesmo! Pelos actos, pelos encobrimentos de décadas, pelas justificações esfarrapadas que vão surgindo aqui e ali.
É simplesmente de vómitos!

Elenáro disse...

Para a Igreja tudo é normal menos mães solteiras, aborto, divorcio, sexo e homossexualidade.

Até a Santa Inquisição foi uma coisa normal à luz da época... E as Cruzadas, perseguições aos próprios crentes como os Cristãos Gnósticos que iam de porta em porta espalhar a Fé como Cristo fazia... Tudo é normal e justificável para a Igreja Católica menos os itens que referi antes. E mesmos aqueles, só não são justificáveis se não forem feitos pela Igreja.

Vou reformular o que disse no inicio. Vejo agora que cometi um erro. Para a Igreja tudo é normal desde que seja ela a fazê-lo.

maria eduarda disse...

É por estas e por outras que a Igreja não me diz nada. Nojenta e horrenda a acção desses "religiosos".Por favor, não venham comentadores aliviarem o crime praticado.Só prisão? É pouco!

Anabela Magalhães disse...

Terminas bem, Elenáro. Mas é caso para dizer infelizmente.

Anabela Magalhães disse...

O problema é que esta gente ~tem atravessado o tempo absolutamente impune, Dudú! Cadeia é pouco, dizes tu, mas nem cadeia tem sido!
Que situação vergonhosa!

Em@ disse...

Na minha terra e da Dudú trabalhei num movimento católico mt proximo da igreja da libertação do Brasil.tanto que a PIDE ia "assitir" às nossas missas...O padre fundador desse movimento era um padre operário, conhecido como padre yé-yé pq vestia-se à civil:blue-jeans, usava cabelos compridos e andava de vespa :))) e introduziu a música na missa. Eu cantei no conjunto Shallom que abrilhantava as nossas missas de sábado. Foi aí que eu comecei a abrir os olhos e a fazer trabalho missionário.
A igreja católica tem estado sistematicamente ao lado do poder e dos poderosos. poucos são os que vivem ao lado dos pobres e desprotegidos como iguais - sem ser com a caridadezinha cristã...
toda a vida têm pactuado com enormidades...
por isso, aqui a je, é tão céptica...

Anabela Magalhães disse...

Eu jamais trabalhei assim junto deles. Mas cresci observando-lhes as práticas, muito pouco condizentes com as teorias. E conheço-lhes a história.
Quanto a mim... a fé sempre foi pouca e fui-me afastando cada dia mais. ;(

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.